Conteúdo da Notícia

Acusados de tentativa de homicídio e lesão corporal serão levados a julgamento

Ouvir: Acusados de tentativa de homicídio e lesão corporal serão levados a julgamento

A 2ª e a 5ª Varas do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levarão a julgamento, nesta sexta-feira (25/09), dois acusados de tentativas de homicídio. Às 8h30min, o réu Ailton Ferreira dos Santos, acusado de tentar matar Fernando Ageu Martins de Abreu e José Orlando Rodrigues Sampaio, será julgado pelo 2º Tribunal do Júri. Às 9h, Francisco Pedro da Silva, acusado de tentar assassinar José Airton Nogueira dos Anjos, será julgado pela 5ª Vara do Júri.
Ailton Ferreira, no dia 28 de dezembro de 1997, por volta das 17h40min, estava na localidade Prado do Itaperi, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde são realizadas corridas de cavalos, quando discutiu com as vítimas. Ele sacou uma arma e fez vários disparos. Segundo o Ministério Público, Ailton teria prometido dar a Fernando uma égua da raça Quarta de Milha e a quebra da promessa resultou numa rixa entre os dois.
Segundo o depoimento das testemunhas, no episódio, Ailton só não feriu mais pessoas e nem conseguiu tirar a vida das vítimas, por intervenção de outros indivíduos. Após a ação deles, o acusado foi desarmado. A defesa do acusado recorreu, por duas vezes, da sentença de pronúncia, mas agora, ele vai a Júri Popular.
Já Francisco Pedro vai ser julgado pela tentativa de homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e traição, conforme sanções do artigo 121, parágrafo 2º, incisos II e IV, na forma do artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro (CPB). O Ministério Público (MP) relata que em 20 de janeiro de 2007, por volta das 19h, na Rua Recanto Verde, nº 1994, Conjunto Santa Filomena, no Jangurussu, Francisco Pedro e José Airton bebiam, quando se desentenderam.
A confusão foi armada quando Francisco Pedro disse que queria manter relação sexual com a mulher de José Airton. O marido provocado armou-se com um pedaço de pau e desferiu várias pancadas nas costas do réu. Francisco Pedro foi para sua casa, armou-se com uma faca e voltando deferiu uma facada no abdômen de José Airton.
Ailton Ferreira reside, atualmente, no município de Icó e responde o processo em liberdade. O advogado dele alega legítima defesa, enquanto a acusação, feita pela promotora de Justiça Alice Iracema Aragão, tentará imputar-lhe pena por ter infringido os artigos 121, combinado com o artigo 14 (tentativa de homicídio) contra Fernando Ageu; e artigo 129 (lesão corporal grave) contra José Orlando Sampaio, além do artigo 69, pela prática de dois crimes na mesma ocasião, todos do CPB.
Francisco Pedro também, aguarda o julgamento em liberdade, desde o último dia 19 de junho. Ele teve a sua prisão revogada pelo juiz Jucid Peixoto do Amaral, titular da 5ª Vara do Júri, por solicitação do seu advogado de defesa, Francisco de Assis Martins. A acusação será feita pelo promotor de justiça, Luiz Alcântara Costa de Andrade.