Conteúdo da Notícia

Acusado de estupro tem pedido de liberdade negado pela 1ª Câmara Criminal do TJCE

Acusado de estupro tem pedido de liberdade negado pela 1ª Câmara Criminal do TJCE

Ouvir: Acusado de estupro tem pedido de liberdade negado pela 1ª Câmara Criminal do TJCE

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou habeas corpus para o agricultor José Aldevan Alexandre Barbosa, acusado de estupro. A decisão foi proferida nesta terça-feira (20/11).

Conforme os autos, em 3 de setembro deste ano, o agricultor teria estuprado a dona de casa M.I.P.P., em um matagal próximo à Vila Alto Pontes, no Município de Umari, a 403 km de Fortaleza. No momento do crime, ele teria ameaçado a vítima para que não contasse sobre o ocorrido.

Em depoimento, José Aldevan negou o estupro. A defesa ingressou com habeas corpus (nº 0079999-43.2012.8.06.0000) no TJCE objetivando a concessão de liberdade provisória. Alegou a nulidade da prisão em flagrante, pela falta do requisitos do art. 302 do Código de Processo Penal, e argumentou que a manutenção da custódia cautelar carece de fundamentação.

A 1ª Câmara Criminal negou o pedido. De acordo com o relator do processo, desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite, a prisão está devidamente fundamentada na garantia da ordem pública. “A ilegalidade da prisão em flagrante do paciente – ao argumento de que o aludido flagrante não atendeu aos requisitos do art. 302 do CPP – encontra-se superada, tendo em vista a superveniência de novo título a embasar a sua custódia cautelar, qual seja, o decreto de prisão preventiva”, afirmou.