Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE recebe visita de comitiva  do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Presidente do TJCE recebe visita de comitiva do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Ouvir: Presidente do TJCE recebe visita de comitiva do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, recebeu, na manhã desta terça-feira (20/11), comitiva formada por magistrado e técnicos ligados à área de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O grupo veio conhecer o processo de virtualização do Judiciário estadual.

No Tribunal, o grupo visitará a Secretaria de Tecnologia da Informação, Departamentos da Secretaria Judiciária e gabinete de desembargador. No Fórum Clóvis Beviláqua conhecerão a diretoria, grupo de magistrados e as secretarias das Varas onde coletarão a opinião de usuários sobre o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), software utilizado na gestão do processo eletrônico. O trabalho dos técnicos segue até quarta-feira (21/11).

O secretário de Tecnologia da Informação do TJCE, Dilthey Forte, acompanhou a equipe e destacou a iniciativa. “A troca de experiência será interessante e, acredito, enriquecedora”. Disse ainda que a união dos tribunais clientes de uma mesma empresa poderá trazer redução de custos e incremento na qualidade dos atendimentos prestados pelo fornecedor.

O Sistema Processual Eletrônico consiste na substituição do papel pelos meios eletrônicos. A medida proporciona redução do tempo de tramitação do processo, gera economia para o Judiciário e agilidade para os jurisdicionados.

A comitiva é formada pelo juiz João Alexandre Dobrowolski Neto, membro do Conselho Gestor de Tecnologia da Informação (CGInfo) e titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Santo Antonio de Lisboa; o diretor de Tecnologia da Informação, Luiz Carlos de Espínola, o secretário do CGInfo, Marco Túlio de Camargo Dolberth, chefe da Divisão de Sistemas Judiciais de Primeiro Grau, João Luís Zanatta e o representante da Divisão de Sistemas Judiciais de Segundo Grau, Diogo Bratti.

VIRTUALIZAÇÃO DA JUSTIÇA

O projeto de virtualização da Justiça na Capital começou no início de 2010. Em outubro deste ano, tornou-se obrigatório o peticionamento eletrônico nas 109 Varas de Fortaleza, além do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. No âmbito do Segundo Grau, todos os órgãos julgadores encontram-se com o sistema processual eletrônico implantado e, em breve, o peticionamento eletrônico nesta instância também será obrigatório.

Advogados, promotores, procuradores e defensores públicos podem encaminhar petições pelo portal de serviços do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), disponível no site do TJCE (www.tjce.jus.br).