Conteúdo da Notícia

2ª Vara de Sucessões reduz tempo de tramitação processual após digitalização

2ª Vara de Sucessões reduz tempo de tramitação processual após digitalização

Ouvir: 2ª Vara de Sucessões reduz tempo de tramitação processual após digitalização

O juiz José Krentel Ferreira Filho, titular da 2ª Vara de Sucessões da Comarca de Fortaleza, reduziu em oito meses o tempo médio de tramitação das ações. Isso só foi possível depois que os servidores da unidade digitalizaram todo o acervo processual. Atualmente, a Vara conta com 1.173 feitos, e é a única da espécie totalmente virtual.

De acordo com o magistrado, devido ao processo eletrônico e ao trabalho dos servidores da Secretaria, as petições iniciais são despachadas no mesmo dia em que dão entrada, e os processos mais antigos e conclusos demoram em média cinco dias. “A nossa meta é chegar até dezembro com menos de mil processos em andamento”.

Segundo o diretor da unidade, Raimundo Camelo Vasconcelos, mesmo com aumento mensal de 25% na entrada de petições iniciais, houve redução de 203 processos após a digitalização dos autos. “A partir da virtualização dos autos, os julgamentos e os atendimentos às partes ficaram mais célere, sendo possível a diminuição do nosso acervo”.

A Vara disponibilizou ainda o e-mail for02suc@tjce.jus.br, por meio do qual as partes e advogados podem entrar em contato com a unidade para fazer requerimentos, evitando assim deslocamento até ao Fórum.