Conteúdo da Notícia

1 . VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE – Duplo crime em Maranguape

Ouvir: 1 . VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE – Duplo crime em Maranguape

16.01.2011 opinião
A morte de dois jovens irmãos na cidade de Maranguape causou indignação na população daquele Município da Região Metropolitana de Fortaleza, na manhã da última quarta-feira e a notícia sobre o fato acabou tornando-se a matéria mais lida da semana pelos leitores do Diário do Nordeste através da internet. Foram, nada menos, que 11.192 acessos à matéria sobre o duplo homicídio.
As autoridades policiais deram a resposta de forma imediata. Menos de três horas após a consumação do delito, policiais civis e militares seguiram pistas, fizeram um cerco nos arredores daquela cidade e obtiveram êxito na captura dos acusados do fuzilamento.
Os mortos erma os irmãos Antônio Francisco de Sousa, 24; e Francisca Sandra Pereira de Sousa. Ambos foram mortos dentro de casa. Acabaram atingidos por vários disparos de armas de fogo e tombaram na presença da família.
A prisão dos três jovens acusados de terem cometido o duplo homicídio revelou ainda uma face mais grave da banalização da violência. Reydene Márcio Santana de Sousa, 23; Francisco Adamo Bezerra Carneiro e Rosiano Ferreira de Lima, ambos de 18 anos, foram pegos quando saíam de uma churrascaria onde haviam ido comer e beber para ´comemorar´ os assassinatos. A frieza dos criminosos impressionou mesmo aqueles policiais mais experientes.
Nova perspectiva
Independente das razões que levaram os três jovens a cometer o assassinato – a Polícia trabalha com duas linhas de investigação – restou para a sociedade a esperança de que a nova administração da Segurança Pública possa trazer novo ´ânimo´ para o corpo policial.
A chegada do novo secretário da Segurança Pública, coronel PM Francisco Bezerra, foi saudada por diversos setores da sociedade cearense, e a resposta das autoridades, na elucidação imediata dos crimes, principalmente aqueles contra a vida, pode representar o início de uma nova etapa no setor, com policiais civis e militares mais valorizados e que possam desempenhar com maestria suas atividades. A recente troca de comando de diversas companhias e batalhões da PM na região metropolitana já deu seus primeiros sinais de êxito.
Em 2010, os índices de crimes de morte na Grande Fortaleza (foram 1.824 casos contra 1.417 em 2009) chegaram a patamares nunca registrados na História do Ceará. O avanço da criminalidade foi diretamente proporcional ao crescimento do tráfico de drogas.
Centenas de jovens, como aqueles que mataram e os que morreram em Maranguape, na semana passada, foram trucidados por ordem dos traficantes. As dívidas de drogas foram quitadas com sangue e bala. A esperança da sociedade é que este quadro não se repita.
Comentários
“Quem acompanhou a prisão desse pessoal pela TV, deve ter observado o deboche que esse tal de Adamo fez para as câmeras… Aposto com quem quiser, vão estar soltos até o meio do ano. Querem apostar? Vão alegar legítima defesa.”
Evandro Alves Lobo
Fortaleza-CE
“Em primeiro lugar, parabéns para a Polícia, que parece estar iniciando uma nova fase, de eficiência no cumprimento de seu papel, que é devolver a sensação de segurança para a população. Se a Justiça também vai seguir essa tendência, e dessa forma reconquistar o respeito popular, através de julgamento criterioso, aí sim, a sociedade só tem a ganhar. Ótimo. Caso contrário, é preciso que a população retome o seu direito de reivindicar, cobrar seus direitos. Afinal, eles são funcionários públicos, isto é, são, na prática, “nossos empregados”, seus salários são pagos por nós, através dos impostos, que, diga-se de passagem, são muito altos. Assim, pessoal, vamos cumprir, cada um, o nosso papel. Chega de preguiça. Ninguém aguenta mais tanto descaso!”
Laércio de Oliveira
Fortaleza-CE
“Sempre aparece alguém para comentar certos tipos de crimes como esse, tentando justificar com a velha desculpa do olho-por-olho… Está na hora de as pessoas estudarem mais, ver que os tempos são outros, que isso está fora do contexto. Além do mais, como diz um velho ditado popular, “aqui se faz, aqui se paga”. Mesmo que a Justiça dos homens falhe, da divina ninguém escapa. Ou alguém tem alguma dúvida?”
Francisco de Alencar
Fortaleza-CE
“Até que enfim! Parabéns pela pronta ação da Polícia. Espero que continue assim. A propósito, seria interessante que o novo secretário da Segurança Pública ampliasse ainda mais a equipe do Raio, já que esse grupamento é o que consegue mais mobilidade que as luxuosas Hilux e tem apresentado maior eficiência.”
João Carlos da Silveira
Fortaleza-CE
“A gente lê a reportagem por educação, mas sabemos que a Polícia prende e a Justiça solta. Essa é a nossa lei, a lei do mais forte. Quem for pobre é que se quebra.”
Renato Mendonça
Fortaleza-CE