Governança em Gestão de Pessoas


O Núcleo de Governança em Gestão de Pessoas existe para dar suporte e controlar as iniciativas de Gestão de Pessoas, buscando que elas estejam alinhadas à estratégia do Tribunal.

A abordagem estratégica de gestão de pessoas se delineou a partir da década de 1980, com o crescente reconhecimento da importância do capital humano na consecução de estratégias organizacionais, considerando-o uma vantagem competitiva (Lacombe e Tonelli, 2001).

No âmbito do TJCE, a Resolução do Órgão Especial nº 12/2022, em seu art. 4º, elenca as atribuições das unidades setoriais de governança a seguir:

--> Gerir orçamento setorial e contratações
--> Gerir portfólio e projetos setoriais
--> Gerir estratégia setorial
--> Gerir processos de trabalho do setor
--> Gerir dados e estatísticas do setor
--> Monitorar demandas de Ouvidoria, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e de outros órgãos externos
--> Gerir e disponibilizar os dados necessários para o Portal da Transparência
--> Participar de encontros da Rede de Governança
--> Fornecer informações à SEPLAG
--> Promover e acompanhar a implementação de medidas, mecanismos e práticas organizacionais de governança e gestão nas suas áreas
--> Monitorar a conformidade das metodologias de gestão nas suas respectivas unidades, auxiliando na identificação precoce de riscos não adequadamente tratados

Nos links abaixo, encontram-se uma área de acompanhamento da estratégia setorial e outra com os normativos, processos de trabalho, manuais e cartilhas da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), periodicamente, atualizados. 

Acompanhamento da Estratégia Setorial

Normativos, Arquitetura de Processos, Manuais e Cartilhas da SGP