Conteúdo

 

Resultado do Desafio Foca no Direito no ar!

Já está disponível o resultado do Desafio Foca no Direito! A proposta foi simples: depois de participar das palestras, na primeira fase do projeto, estudantes de Jornalismo foram convidados a colocar a mão na massa e produzir conteúdos sobre temas ligados ao universo jurídico.

Agora, você já pode conferir as equipes que mais se destacaram:

  • 1º – Juizados especiais como instrumento de desburocratização e humanidade (Madson Santos – Unifor)
  • 2º – Reparos pelo diálogo: Justiça restaurativa apresenta futuro para reparar comunidades (Ícaro Gonçalves e Bruno Quintino – Unifor)
  • 3º – Mediação na universidade: como a Unifor se transformou em ponto de acesso à Justiça no Ceará (Nicolle Urano e Helena Gadelha – Unifor)
  • 4º – Democratização da Justiça: como os juizados especiais ajudam as pessoas a garantirem seus direitos de forma simples e rápida (Karla Alvina Meneses Nóbrega e Raimundo Rodrigues Nóbrega – Estácio)

A avaliação foi feita por um júri com três jornalistas — dois da Assessoria de Comunicação do TJCE e uma representante do sindicato da categoria — seguindo os critérios do regulamento.

Quem quiser saber mais detalhes sobre a própria avaliação pode pedir pelo e-mail imprensa@tjce.jus.br ou pelo WhatsApp (85) 3108-2133.

Os trabalhos vencedores serão publicados no Portal do TJCE a partir da próxima semana. E tem mais: todos os autores de textos participantes do desafio estão convidados para uma visita ao TJCE, na próxima segunda-feira (24/11), a partir das 9h30, com direito a recepção na Presidência, entrega dos certificados, tour pela sede e a chance de conhecer um pouco do dia a dia da Assessoria de Comunicação.

A primeira edição do Foca no Direito reuniu estudantes de Jornalismo da Unifor, Uni7, UFC e Estácio. Além das palestras, o projeto também disponibilizou um Guia para ajudar na cobertura jornalística sobre a Justiça e propôs o desafio, que trouxe uma experiência prática real para quem está se preparando para atuar na área.

Saiba mais:

Projeto “Foca no Direito” capacita estudantes de Jornalismo sobre universo jurídico 
 

Compreender a linguagem técnica do Direito e o funcionamento do Judiciário brasileiro pode ser um desafio para jornalistas, sejam iniciantes ou experientes.  Pensando nisso, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), lança o “Foca no Direito”, projeto voltado à capacitação de estudantes de Jornalismo que desejam se preparar para lidar com pautas que envolvem temas jurídicos, cada vez mais frequentes no noticiário e no cotidiano das redações. 

Na primeira edição do projeto, os encontros acontecerão em setembro e outubro de 2025, em quatro universidades cearenses que oferecem cursos de Graduação em Jornalismo: Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza, Centro Universitário 7 de Setembro e Centro Universitário Estácio. A iniciativa busca contribuir para um jornalismo mais qualificado e comprometido com o interesse público. 

Conteúdo e atividades 

Durante o evento, os participantes terão acesso a explanações feitas por um juiz de Direito sobre temas jurídicos frequentes nas redações. Também receberão uma cartilha educativa com linguagem clara e objetiva e poderão participar do “Desafio Foca no Direito”, que incentiva a prática da cobertura jornalística sobre assuntos da Justiça. Além disso, o projeto promoverá o contato direto com profissionais do Direito e da Assessoria de Comunicação do TJCE, criando um espaço de diálogo e aprendizado. 

Ao investir na formação dos futuros jornalistas, a iniciativa reforça o compromisso do Poder Judiciário cearense com a clareza, a transparência e a democratização do acesso à informação. 

Benefícios para os participantes 

  • Compreensão objetiva do sistema jurídico brasileiro; 
  • Mais segurança e precisão ao escrever pautas sobre Justiça; 
  • Diferencial relevante na formação acadêmica e no currículo; 
  • Acesso a informações práticas sobre a estrutura e funcionamento do Judiciário cearense; 
  • Certificado de participação.