Conteúdo da Notícia

Visita do BID ao TJCE avalia positivamente resultados do Promojud e define etapas finais do programa

Ouvir: Visita do BID ao TJCE avalia positivamente resultados do Promojud e define etapas finais do programa

Foi concluída, nessa terça-feira (04/11), a visita de supervisão de colaboradoras e colaboradores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Ao longo de dois dias, representantes das duas instituições estiveram reunidos, em Fortaleza, para avaliar os avanços alcançados por meio do Programa de Modernização do Poder Judiciário Cearense (Promojud) e definir as estratégias para o aprimoramento e conclusão dos projetos.

Para o especialista em Modernização do Estado e chefe da comitiva do BID, Mariano Lafuente, o programa está sendo bem executado. “Está entregando todos os produtos previstos dentro do prazo e atingindo os resultados concretos de maior eficiência e maior produtividade”, observou. Ele ressaltou que o encontro, além de fortalecer a integração entre as equipes empenhadas no processo de transformação digital do Judiciário, foi pensado para “verificar os aprendizados, aquilo que pode ajudar em outros projetos e planejar a avaliação final do programa e seus impactos”.

A servidora e coordenadora geral da Unidade de Gerenciamento do Promojud do Tribunal (UGP/TJCE), Roberta Jucá, celebrou o sucesso dos trabalhos realizados durante esses dois dias. “A missão de monitoramento foi bastante produtiva e importante para alinharmos com o Banco os procedimentos de encerramento do Promojud, cujo último ano de execução é 2026. Também foi muito gratificante ouvir a avaliação positiva da equipe do BID no que concerne à gestão e à execução do programa”, pontuou.

Devido ao êxito dos projetos e, consequentemente, dos resultados já alcançados, foram iniciadas as tratativas para ampliar a iniciativa por meio do “Promojud 2”, garantindo a continuidade das ações relacionadas à modernização da Justiça estadual.

Mesa de reunião com várias pessoas sentadas ao redor
Ao longo de dois dias, representantes das duas instituições estiveram reunidos

 

INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE

As atividades foram iniciadas nessa segunda-feira (03/11) com a apresentação, por parte da equipe do TJCE, dos resultados obtidos pelo Promojud até o final do mês de outubro deste ano, com atenção para a produtividade e o incremento das ferramentas de desenvolvimento tecnológico na rotina processual.

Entre as inovações apresentadas, estava o aplicativo TJCE Mobile, que ganhou relevância ao incorporar funcionalidades que ampliam a eficiência e fortalecem o acesso da sociedade à Justiça. A plataforma passou a ser integrada ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), permitindo a visualização dos processos, além de possibilitar a emissão de certidões, oferecer recursos de acessibilidade e outras ferramentas que tornam os serviços judiciais mais alinhados às necessidades da cidadã e do cidadão cearense.

Ainda no campo da inovação, o Tribunal apresentou progressos na automação de rotinas internas com o desenvolvimento de 19 robôs ao longo de 2025, além de outros seis em fase de criação. Esses instrumentos têm sido cada vez mais utilizados para otimizar o trabalho das unidades, reduzir tarefas repetitivas e acelerar a tramitação dos processos.

O uso da inteligência artificial também foi demonstrado como um aliado para o êxito do Promojud e, principalmente, para uma prestação jurisdicional mais qualificada. Um dos destaques é o Mecanismo Identificador de Atos Similares (Midas), ferramenta desenvolvida para agrupar atos judiciais semelhantes. Com sua implementação, a Secretaria Judiciária (Sejud) de 1° Grau do TJCE registrou um aumento de 34% na produtividade entre 2023 e setembro de 2025, passando de 585.239 para 786.733 expedientes.

Em seguida, foram detalhadas as entregas previstas para o ano de 2026. Entre as metas estabelecidas pela equipe do Tribunal, estão o contínuo aprimoramento tecnológico, o fortalecimento da cultura de inovação e avanços nos processos relacionados à infância e juventude. Também estão previstas a reestruturação das Turmas Recursais e dos Juizados Cíveis da Capital e do Interior; ações voltadas à prevenção da violência de gênero, ao reforço da segurança da informação e à qualificação técnica de servidoras e servidores; além de iniciativas voltadas à sustentabilidade e à proteção do meio ambiente, entre outros.

 

Grupo de pessoas enfileiradas lado a lado
Visitantes do BID se juntam a profissionais do TJCE para avaliar resultados

 

EXPERIÊNCIA E CRESCIMENTO

Ainda na segunda (03/11), o encontro teve prosseguimento com um feedback sobre os resultados. Na sequência, foram discutidos temas como a elaboração do Relatório de Encerramento do Projeto (PCR), bem como aspectos relacionados à sustentabilidade, à capacidade de expansão e às estratégias de divulgação das iniciativas do esforço.

Também foram compartilhadas, pela equipe da UGP, as lições ao longo das etapas de execução e gestão do programa, evidenciando os principais desafios enfrentados e as soluções encontradas.

 

GESTÃO FINANCEIRA

Os trabalhos foram retomados nessa terça-feira (04/11) com orientações repassadas pela equipe do BID, voltadas à gestão financeira dos recursos. Além disso, os participantes esclareceram dúvidas sobre os processos de aquisição e contratações, encerrando o encontro com deliberações e acordos para a execução dos próximos passos do projeto.

 

PRESENÇAS

Também participaram do encontro, representando o Tribunal: os juízes auxiliares da Presidência, Marcelo Roseno e Sirley Cíntia Pacheco Prudêncio; a secretária de Governança Institucional e patrocinadora do Promojud, Rafaella Lopes; a secretária de Tecnologia da Informação, Denise Maria Norões Olsen; o secretário de Finanças, Sérgio Mendes de Oliveira Filho; a coordenadora técnica, Dina Rodrigues; as assessoras de aquisição, Andréia Gomes e Mariana Parra; os coordenadores de Monitoramento e Avaliação, Vanessa Frutuoso, Diana Pontes e Moisés Fernandes; o coordenador contábil financeiro da UGP, Mateus Soares Bezerra; o profissional de apoio da Coordenação Geral do Programa, Levy Martins; e as estagiárias, Taynara do Nascimento e Emily Rodrigues.

Pelo BID, estiveram presentes o especialista sênior em modernização do Estado, Santiago Paz; a consultora sênior em gestão pública, Fátima Cartaxo; a consultora em governo digital, Taís Pelinson; e a analista de operações, Maria Tolentino. Na modalidade virtual, participaram a especialista financeira, Juliana Dubeux; o especialista econômico, Gastón Pierri; a especialista em aquisições, Gabriela Barrientos; e o especialista sênior em modernização do Estado, Fernando Cafferata.

 

CONHEÇA O PROMOJUD

Parte da Estratégia de Transformação Digital do TJCE, o Promojud reúne uma série de investimentos voltados à promoção de uma mudança estrutural no Judiciário cearense, com foco no desenvolvimento tecnológico, no fortalecimento da governança e na melhoria dos serviços prestados à população. Todos os recursos aplicados são provenientes de empréstimos firmados junto ao BID e ao próprio Tribunal, instituições responsáveis pela supervisão e acompanhamento desse esforço. O referido programa começou a ser implantado em 2022, com data de finalização prevista para 2026.

TjceTransparente Promojud