Foca no Direito: TJCE inicia projeto de capacitação de estudantes de Jornalismo
- 1692 Visualizações
- 11-09-2025
Cerca de 60 estudantes de jornalismo passaram a manhã desta quinta-feira (11/09) conhecendo um pouco mais sobre o universo jurídico. Com o objetivo de aproximar as(os) universitárias(os) de termos que envolvem o Judiciário e promover uma cobertura mais qualificada sobre temas da Justiça, o projeto “Foca no Direito”, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), realizou a sua primeira edição, no curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Na ocasião, as(os) alunas(os) assistiram à explanação do juiz titular da 1ª Vara do Júri de Fortaleza, Antônio Edilberto Oliveira Lima, sobre temas jurídicos frequentes nas redações. “Nós, na Justiça, temos procurado nos aproximar das pessoas não apenas no discurso, mas sobretudo através das suas ações. Então, essa iniciativa, aqui com estudantes de jornalismo dentro das universidades, busca verdadeiramente trazer essa aproximação, ser transparente, mostrar como o Tribunal funciona, e que isso possa também chegar ao público que pode ser alcançado pela universidade, pelos jornalistas que futuramente serão”, explicou.
“Não tem como jornalistas exercerem a profissão sem saber um pouco sobre tudo que está acontecendo no mundo. Valorizei muito cada palavra, cada termo explicado, e pretendo utilizar isso nas minhas futuras matérias”, disse o estudante do 4º período de jornalismo, Ícaro Gonçalves.
A estudante Isabela De Julio, que cursa o 6º período, ressaltou a importância da capacitação complementar à grade curricular. “Eu acho que é fundamental ter essa oportunidade durante a graduação. A nossa grade não nos capacita para entender o sistema da Justiça, que tem muitos termos técnicos e específicos. Isso nos ajuda a levar mais clareza e aprofundamento aos nossos textos”, observou.
O coordenador do curso de Jornalismo da Unifor, professor Wagner Borges, afirmou que iniciativas como essa contribuem para o aprendizado. “A gente costuma dizer que hoje o grande desafio do jornalismo não é mais transformar a informação em notícia, é combater a desinformação. Então, qualquer estratégia de comunicação, principalmente quando envolve o poder público, ela é muito bem-vinda porque é um reforço à necessidade que a gente tem de fortalecer a nossa democracia e a nossa cidadania”, pontuou.

Promovido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do TJCE, o projeto será realizado também na Universidade Federal do Ceará (UFC), no Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7) e no Centro Universitário Estácio. A coordenadora de Jornalismo da Ascom, Carolina do Vale, destacou que “a cobertura de temas ligados ao Judiciário tem ocupado espaço crescente nos meios de comunicação, exigindo dos jornalistas, em diferentes áreas de atuação, conhecimento sobre o funcionamento da Justiça e os trâmites processuais”.
“Pensada para atender a essa demanda, a iniciativa busca oferecer aos estudantes a oportunidade de compreender o universo jurídico, com uma abordagem didática e acessível. Assim, futuros profissionais poderão ingressar no mercado de trabalho mais preparados para abordar esses assuntos e levar informação de qualidade ao público. A proposta vem sendo muito bem recebida pelas instituições de ensino, que se tornaram parceiras do projeto. No primeiro encontro, reuniu estudantes interessados em aprender, refletir e dialogar sobre as interfaces entre comunicação e Justiça”, completou.
Já a supervisora do Núcleo de Atendimento a Imprensa da Ascom, Talita Silva, lembrou que uma das atividades primordiais da(o) profissional de imprensa é levar informações para o público, com precisão e clareza e que, para isso, precisa estar bem preparada(o). “O Foca no Direito oferece essa oportunidade para uma melhor compreensão de temas e assuntos jurídicos que possivelmente elas(es) poderão abordar nos veículos de comunicação. Então, ingressar no mercado de trabalho com esse conhecimento é um diferencial para a carreira dessas(es) universitárias(os). E ainda terão a chance de colocar em prática o que aprenderam”, explicou.
As(os) universitárias(os) também receberam uma cartilha educativa com linguagem acessível e participaram de atividades práticas, como o “Desafio Foca no Direito”, voltado ao exercício da cobertura jornalística. Para saber mais sobre as próximas edições e o regulamento do Desafio, clique AQUI.



