
TJCE entrega Prêmio de Responsabilidade Social a empresas parceiras do projeto “Reconstruir”
- 568 Visualizações
- 19-05-2015
A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, realizou, nesta terça-feira (19/05), a entrega do Prêmio de Responsabilidade Social do Poder Judiciário. Foram agraciadas, ao todo, 21 construtoras parceiras do projeto “Reconstruir”, que possibilita a contratação de apenados para trabalharem em canteiros de obras em Fortaleza e Região Metropolitana.
A magistrada ressaltou que projetos como esse ”fortalecem o compromisso da Justiça cearense para com problemas que afligem a nossa sociedade”. Ao final, reafirmou o compromisso da Presidência de trabalhar em prol de um Estado mais justo e igualitário.
O “Reconstruir” é um dos projetos do programa “Um Novo tempo”, idealizado pelos juízes Luciana Teixeira de Souza e Cézar Belmino Barbosa Evangelista, titulares, respectivamente, da 2ª e 3ª Varas de Execução Penal da Capital. A iniciativa de ressocialização beneficia cumpridores de penas nos regime semiaberto e aberto ou egressos do sistema prisional. Mais de 40 pessoas estão empregadas e a meta é, até o final do ano, chegar a 100.
“Essas questões sociais que envolvem violência não são exclusivas do Estado, são de responsabilidade social. Então, a partir do momento que a gente faz parcerias, envolve outros setores em busca de alternativas, consegue construir soluções para problemas dessa natureza”, ressaltou a juíza Luciana Teixeira.
O juiz Cézar Belmino destacou que o projeto é importante para diminuir a quantidade de pessoas que volta a cometer um crime. “Dando oportunidade de estudo e de trabalho você está contribuindo para a redução da violência urbana e do índice de reincidência”.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon/CE), André Montenegro, também acredita que é necessário dar oportunidade de emprego para evitar o retorno à criminalidade. “Nosso setor tem a obrigação de colaborar com o Estado, com a Justiça, para colocar essas pessoas novamente no rumo da vida. O trabalho realmente dignifica, dá cidadania”, finalizou.