
Juizado da Mulher promove evento com lideranças religiosas para combater a violência doméstica
- 713 Visualizações
- 25-11-2013
O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza promoveu, nesta segunda-feira (25/11), o I Fórum com Lideranças Religiosas para a Promoção da Igualdade de Gênero. O evento, em alusão ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, foi realizado em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e contou com a presença de representantes das igrejas Católica, Batista, Presbiteriana, Centro Espírita e estudantes bolsistas da Uece.
O objetivo foi sensibilizar os líderes religiosos sobre a importância do combate à violência contra a mulher na área de sua atuação. “O líder religioso é alguém muito próximo do povo, por isso é um aliado poderoso para se tentar acabar com essa chaga social que é a violência doméstica”, disse titular do Juizado, juíza Rosa Mendonça.
Durante o encontro, a professora Marinina Gruska, da Uece, participou de debate acerca de estratégias que resultem na diminuição dos casos de violência doméstica, e devem ser aplicadas nas comunidades assistidas por grupos religiosos.
O dia 25 de novembro foi declarado como Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher em homenagem às irmãs Maria Teresa, Pátria e Minerva, conhecidas como “Las Mariposas”. Juntas, elas combateram as injustiças sociais do governo ditador da República Dominicana, em 1960.