
Fórum Clóvis Beviláqua inicia nesta segunda-feira mutirão de conciliação envolvendo plano de saúde
- 676 Visualizações
- 13-04-2012
A Central de Conciliação do Fórum Clóvis Beviláqua inicia, nesta segunda-feira (16/04), a primeira fase do Mutirão de Processos da Área da Saúde – “Conciliar é saudável”. Nessa etapa, serão contempladas 1.026 ações envolvendo a Unimed Fortaleza.
As tentativas de acordo entre os usuários e o plano de saúde ocorrerão até quarta-feira (18/04), das 9h às 17h. Foram instaladas 16 mesas de conciliação, nas oito salas da Central.
Além de desembargadores, juízes, procuradores e defensores públicos, que atuam como conciliadores voluntários, a iniciativa terá também o apoio de magistrados titulares das Varas Cíveis da Capital e de acadêmicos de Direito.
A coordenadora da Central de Conciliação, juíza Jane Ruth Maia de Queiroga, ressalta que, além das sessões previamente agendadas, outros processos poderão ser incluídos no mutirão. A próxima quinta-feira (19/04) será reservada para atender as partes que não foram intimadas, mas têm interesse em solucionar litígios de forma consensual. “É uma ótima oportunidade para pôr fim às ações de forma mais rápida e pacífica, obtendo resultados satisfatórios para ambas as partes”.
VOLUNTÁRIOS
Na tarde dessa quinta-feira (12/04), a Central de Conciliação promoveu reunião com graduandos do curso de Direito da Faculdade Estácio/FIC que irão trabalhar como voluntários durante o mutirão. Na ocasião, a juíza orientou os estudantes sobre os procedimentos a serem adotados durante as audiências e buscou sensibilizá-los para a importância da conciliação.
Um dos participantes, Romualdo Moura, espera aplicar na prática o que aprende em sala de aula, além de adquirir novos conhecimentos. “É muito importante participar de iniciativas desse tipo para desenvolvermos o que aprendemos na faculdade. Além disso, é uma forma de exercer nosso senso de justiça”.