Conteúdo da Notícia

Presos serão transferidos 3ª feira, diz Coin

Ouvir: Presos serão transferidos 3ª feira, diz Coin

19.03.2011 Fortaleza
Doutor ali é lugar pra bicho do mato?, disse, no ano passado, o assaltante Alexandre de Souza Ribeiro, o ?Alex Gardenal? ao delegado Francisco Carlos Araújo Crisóstomo, quando na época cogitou-se a sua transferência do Instituto Professor Olavo Oliveira (IPPOO II) para o presídio federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
No entanto, segundo a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) são remotas as possibilidade de que ele e o comparsa Francisco Fabiano da Silva Aquino, o ?Fabinho da Pavuna?, presos na noite da ultima quinta-feira, no Maranhão, fiquem em algum presídio da Grande Fortaleza. Se não houver contratempo, conforme o Coin, os dois deverão ser transferidos na próxima terça-feira,22, de Fortaleza para o presídio federal. Lá já esteve recolhido Fabinho da Pavuna.
Dos 10 presos resgatados do IPPOO II no dia 5 de fevereiro último, quatro já foram recapturados: Além de Alex Gardenal e Fabinho da Pavuna foram presos em São Paulo, Francisco das Chagas Rodrigues, o ??Zico? (estuprador) e Edson Barboda Andrade da Silva, o ?Bocão?´ (assaltante).
A Polícia cearense apurou que o resgate dos presos do IPPOO II foi comandado por um membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma facção criminosa paulistas.
Dois outros homens acusados de participar do resgate foram presos em Pernambuco. Um outro Eduardo Riedel Batista é de Fortaleza e está foragido, segundo disse ao O POVO, o delegado de Itaitinga, Sidney Furtado, que já tomou o depoimento de mais de 30 pessoas sobre o resgate dos presos.
A Polícia informou que foi Fabinho da Pavuna quem organizou o resgate. Na época ele estava foragido do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Pavuna foi resgatado de uma viatura da Polícia Militar, quando era transportado para depor no Fórum da Comarca de Maracanaú. O comparsa Alex Gardenal, segundo a Polícia, planejou o resgate. Ele foi baleado por policiais civis ao reagir à prisão na BR-116. Depois de receber alta médica do IJF, foi levado para o IPPOO II de onde acabou sendo resgatado.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Fabinho da Pavuna já esteve preso no presidio federal de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, para onde deverá ser encaminhado novamente juntamente com o comparsa Alex Gardenal. Eles foram presos no Maranhão.
Landry Pedrosa
landry@opovo.com.br