Conteúdo da Notícia

Palestra com professora Adísia Sá comemora os 12 anos de atuação da Ouvidoria Geral do TJCE

Palestra com professora Adísia Sá comemora os 12 anos de atuação da Ouvidoria Geral do TJCE

Ouvir: Palestra com professora Adísia Sá comemora os 12 anos de atuação da Ouvidoria Geral do TJCE

Em comemoração aos 12 anos de atuação da Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a professora e jornalista Adísia Sá proferiu, na manhã desta quarta-feira (26/10), palestra sobre “A importância da Ouvidoria na Eficiência da Prestação Jurisdicional”, no palácio da Justiça, bairro Cambeba.
Adísia Sá, primeira ombudsman do Estado e a segunda do País, falou sobre as suas experiências como ouvidora e destacou a importância de uma Ouvidoria nas instituições públicas. “Tive a honra de conhecer e acompanhar a primeira ouvidora-geral do TJCE, que foi a desembargadora aposentada Edite Bringel Olinda Alencar. Ela sabia da responsabilidade e desempenhou muito bem o papel. Acho que nem ela mesma imaginou que a Ouvidoria viria a se tornar um órgão tão sério e tão respeitado”, afirmou.
A jornalista lembrou as características e qualidades que um ouvidor deve possuir para exercer a função. “Tem que saber ouvir e ter humildade. O ouvidor é esse profissional que, ao mesmo tempo que atende, também aprende. Ser ouvidor nos torna mais humano”, reconheceu.
O evento contou com a presença do ouvidor-geral do TJCE, o desembargador Francisco Gomes de Moura, que ressaltou a relevância da palestra. “A Ouvidoria do Tribunal já está atuando há 12 anos, e para marcar a data, convidamos a professora Adísia Sá que compartilhou conosco toda a sua experiência”, disse. Para o magistrado, “ouvidor não é aquele que só repassa os problemas, mas sim, que tenta solucionar ou faz de tudo para solucioná-los”.
Para o ex-ouvidor e desembargador aposentado Francisco Suenon Bastos Mota, “a palestra serviu de aprendizado. É muito importante esse tipo de evento que o Tribunal promove”. Na ocasião, o público teve a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas. Além disso, a professora autografou o seu livro “Ensino do Jornalismo no Ceará”, publicado em 2011 pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Também estiveram presentes os ex-dirigentes do órgão, os desembargadores Emanuel Leite Albuquerque e Francisco Auricélio Pontes (aposentado); o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Maria dos Santos Sales, além de servidores estaduais.
ESTATÍSTICA
Até setembro deste ano, a Ouvidoria Geral já contabilizou 5.472 demandas dos jurisdicionados. Em 2015, foram registradas 6.465. Além disso, realizou seis audiências públicas para ouvir as reclamações e sugestões da população. A 7ª Audiência Pública ocorrerá no próximo dia 10 de novembro, no Fórum da Comarca de Itapipoca. A 8ª e última audiência deste ano está programada para 18 de novembro na Comarca de Iguatu.
A Ouvidoria funciona desde 28 de outubro de 2004. Ao longo desses anos, o órgão já acolheu 38.759 demandas, entre sugestões, reclamações, críticas, elogios, pedidos de informações e outras manifestações. Desse total, conforme o ouvidor-geral, desembargador Francisco Gomes de Moura, “cerca de 98% das demandas foram prontamente atendidas”.
SERVIÇO
A Ouvidoria Geral atende das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, no 2º andar do Palácio da Justiça, na avenida General Afonso Albuquerque Lima s/n, bairro Cambeba. Contatos: (85) 3207.7428 e Fax: (85) 3207.7430. CEP: 60.822-325 Fortaleza-Ce. E-mail: ouvidoriageral@tjce.jus.br ou www.tjce.jus.br