Conteúdo da Notícia

Na senda de um Demiurgo – Des. José Mário do Martins Coelho

Ouvir: Na senda de um Demiurgo – Des. José Mário do Martins Coelho

Direito e Justiça Pág. 02 31.12.2009
No último dia 30 de outubro do fluente ano, em concorrida solenidade que teve lugar nos jardins do Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 7a Região,em Fortaleza, foi concedida post mortem ao Advogado MÁRIO DOS MARTINS COELHO, um dos pioneiros na advocacia trabalhista do Ceará, a Medalha Da Ordem Alencarina Do Mérito Judiciário Do Trabalho no grau de Oficial, outorga que nasceu da iniciativa de um dos mais ilustres membros daquele Areópago laboral, no caso o desembargador federal ANTONIO MARQUES CAVALCANTE FILHO, cuja lhaneza e fidalguia não surpreendem, pois esses eram também traços marcantes da personalidade de seu genitor, o honrado magistrado ANTONIO MARQUES CAVALCANTE, contemporâneo do homenageado e que marcou época naquela Corte trabalhista por sua cultura e retidão de caráter.
A proposta recebeu o consenso unânime dos demais eminentes membros daquela Corte.
A honraria muito sensibilizou os familiares do agraciado e representa, para usar a expressão do proponente da Comenda, o Em. Des. ANTONIO MARQUES CAVALCANTE FILHO, uma tentativa de resgatar à memória daquele que durante quase três décadas compreendidas elas entre os anos de l936 a 1963, – ano em que faleceu no dia 26 de julho daquele ano – exercendo o seu profícuo labor, imprimindo na defesa das causas trabalhistas o ponto alto de sua trajetória, revelando-se como impertérrito e obstinado defensor dos direitos dos operários, sendo o principal mentor da efetiva existência dos sindicatos e associações representativas dos interesses da classe trabalhadora, como são exemplo os sindicatos e federações esgarçados nos ramos diversos da atividade obreira, seja no âmbito do comércio como na atividade industrial. Sua indômita e infatigável atividade teve início na época em que a Justiça do Trabalho,por incipiente, não havia adquirido sua plena autonomia, tal como hoje se apresenta revelando afirmativa da CARTA MAIOR DA REPÚBLICA. Muitos dos que hoje se entregam às salutares atividades da militância trabalhista, talvez não consigam atentar para o alto e, verdadeiro e autêntico significado da luta empregada por este causídico, que foi na essência do vocábulo um verdadeiro DEMIURGO a porfiar pelos direitos dos mais carentes.
O seu nome ressoa como uma lenda e todos os seus contemporâneos, que conheciam e respeitavam sua labuta, jamais negaram-lhe o reconhecimento por sua postura ética desenvolvida nos embates forenses. Doutrinadores e luminares do Direito Laboral, de ontem e de hoje, em meio a seus contemporâneos, sabiam disso. Dentre eles podemos citar JOSÉ MARTINS RODRIGUES, ADERBAL FREIRE, LAURO MACIEL SEVERIANO; este o seu grande adversário nos embates travados nas instâncias laborais, o qual se posicionava quase sempre em campo antagônico aos direitos do obreiro,qual árdego defensor da classe patronal.
Não podemos olvidar FLÁVIO PORTELA MARCÍLIO, WAGNER BARREIRA, ÁLVARO FERREIRA COSTA e os seus aplicados discípulos JEFFERSON PINTO QUESADO, VICENTE PINTO QUESADO, TIAGO OTACÍLIO DE ALFEU, RAIMUNDO PLÁCIDO DO CARMO, seu companheiro de escrivaninha, e tantos outros que já se foram e cuja omissão se houver, não é proposital.Como testemunhas presenciais de sua altissonante jornada, poderíamos mencionar CARLOS ROBERTO MARTINS RODRIGUES, SÍLVIO BRAZ PEIXOTO DA SILVA,este um dos agraciados com a honraria em apreço no grau de Oficial e na mesma data das outorgas , GERALDO ALVES QUESADO, BENEDITO BRASILEIRO e o provecto PEDRO MAIA, o mais antigo de todos os causídicos ainda atuantes no Direito Civil e Trabalhista.
Socorre-nos, no ensejo, atentar para o vocábulo demiurgo; com efeito, dentre as várias acepções de seu emprego, pertinência há de manter com alguém a notabilizar-se pela feitura de uma obra de significação e importância a deitar gratidão perante os iguais. A luta pelo Direito, como diria RUDOLFH VOH INHERING, traz como mira o objetivo da paz. Quem deixa um legado de tamanha valoração pela causa dos necessitados há de fazer jus ao beneplácito do Criador Supremo, mais do que qualquer dos ícones deste orbe societário.
Se alguém nos indagasse qual seria a melhor definição para caracterizar o grande trabalho do Advogado MARIO DOS MARTINS COELHO em favor dos pobres e desvalidos da fortuna na área da Justiça , seria permitido a ele próprio responder ao Criador, como o fez o paciente JÓ, nas palavras insculpidas no livro de Jó capítulo 29, versículo l6 , verbatim: EU ERA UM VERDADEIRO PAI PARA OS POBRES E A CAUSA JURÍDICA DE QUEM EU NÃO CONHECIA, EU A EXAMINAVA. Assim, pautou-se o demiurgo em seu caminho, que um dia as porvindouras gerações haverão de reconhecer no cinzel inefável da verdade.