Conteúdo da Notícia

Movimento combate corrupção eleitoral

Ouvir: Movimento combate corrupção eleitoral

Política 04.09.2010
Estudantes de escola pública formaram ontem a plateia de uma palestra sobre corrupção eleitoral, promovida pelos principais responsáveis pela condução do pleito deste ano no Ceará.
Muitos dos 150 jovens da escola Paulo Benevides, de Messejana, votam pela primeira vez este ano. Por isso, foram o público alvo da audiência pública, que faz parte da campanha ?Eleições limpas – não vendo o meu voto?, que contou com eventos ontem em 94 municípios do Ceará.
Para o desembargador Ademar Mendes, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, a melhor forma de eliminar a corrupção eleitoral é acabar com a miséria no País. ?Uma pessoa que está morrendo de fome está em estado de necessidade plena, se sente quase obrigada a trocar o voto por comida ou uma dentadura, mas não significa que ela esteja corrompida?, disse.
Ademar participou da audiência ao lado de representantes da Procuradoria Regional Eleitoral e da Associação Cearense dos Magistrados. ?Se todos os cidadãos tivessem garantido o direito à saúde, emprego, educação e moradia, certamente não precisariam se vender por nada. E a única forma de garantir os direitos é elegendo bons candidatos?, concluiu.
O procurador regional eleitoral Alessander Wilson pediu aos jovens que participem, fiscalizem e denunciem atividades ilegais. ?Fiquem próximos da sociedade, mais próximos que os corruptos?, pediu o procurador.
Além da audiência pública, quem foi à escola Paulo Benevides teve oportunidade de tirar segunda via do título de eleitor, fazer votação simulada em urnas eletrônicas e assistir à palestra sobre a função dos parlamentares.
EMAIS
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
1. Várias urnas eletrônicas, iguais às que serão usadas no dia da eleição, em 3 de outubro, estavam disponíveis na escola Paulo Benevides para os eleitores fazerem votação simulada.
2. Do lado de fora da escola, dezenas de pessoas tiraram a segunda via do título de eleitor, que nestas eleições, ao contrário das anteriores, deverá ser apresentado no dia do pleito.
3. O público assistiu à palestra sobre a função do Congresso e pôde tirar dúvida sobre o trabalho de deputados e senadores.