Conteúdo da Notícia

Assassino de irmãos é expulso da PM

Ouvir: Assassino de irmãos é expulso da PM

11.08.2010 Ceará
O capitão da PM Daniel Gomes Bezerra, acusado pelo assassinato dos irmãos Marcelo e Leonardo Moreno foi expulso da Corporação
Landry Pedrosa
O capitão da Polícia Militar Daniel Gomes Bezerra, acusado da autoria de duplo homicídio na cidade de Iguatu, no Centro Sul do Estado, há três anos, foi expulso da Corporação. A decisão foi publicada ontem no boletim interno do Comando da PM. No dia anterior já havia sido publicado no Diário Oficial do Estado.
O capitão Daniel Bezerra ainda se encontra recolhido no Quartel do Batalhão de Choque (Centro de Fortaleza), por conta de prisão preventiva, mas ainda esta semana deve ser transferido para um presídio comum, devido à expulsão.
Na madrugada do dia 17 de março de 2007, o acusado matou a tiros de revólver os irmãos residentes do Curso de Medicina, Marcelo, 26, e Leonardo Moreno Teixeira, 24. O crime ocorreu numa churrascaria e teve ampla repercussão em Iguatu e nas cidades do Centro Sul, principalmente em Mombaça, terra natal das vítimas e onde o capitão era comandante de policiamento.
Na época, o coronel PM Sérgio Magalhães, então comandante do CPI (Comando de Policiamento do Interior), disse ao O POVO que os irmãos estavam em uma churrascaria, onde também estava o capitão, acompanhado da esposa. Marcelo foi urinar próximo ao carro do oficial. A filha do casal dormia dentro do veiculo. Quando a esposa de Daniel foi olhar a filha, se deparou com o rapaz urinando e avisou o capitão. Houve uma rápida discussão, conforme apurou a Delegacia de Polícia de Iguatu, através de testemunhas oculares do crime. O capitão teria aplicado uma rasteira em Marcelo e passou em seguida a espancá-lo.
Os assassinatos
Ainda de acordo com as testemunhas, em meio à confusão, o capitão teria tentado sacar de uma arma, quando esta caiu. Era um revólver cano curto, logo visualizado pelas testemunhas, conforme disse ao O POVO, na época, o então delegado de Iguatu, Marcos André. O capitão apanhou arma e em seguida disparou contra Marcelo. Leonardo chegou de repente e pediu ao capitão que não mais atirasse. Ele acabou também sendo baleado. Os dois irmãos morreram no local. O capitão fugiu e depois se apresentou na Delegacia Regional de Policia de Jaguaribe.
ENTENDA O CASO
17 de março de 2007 – Os irmãos Marcelo e Leonardo Moreno foram mortos em churrascaria de Iguatu pelo capitão PM Daniel Gomes Bezerra. No dia seguinte, a Justiça de Iguatu decreta a prisão do oficial.
21 de março – O capitão depõe na Superintendência da Polícia Civil, mas prefere somente falar na Justiça. Dias depois, é interrogado na Justiça de Iguatu, alega legitima defesa no caso.
16 de julho – O governador Cid Gomes assina ato que recomenda a expulsão do capitão dos quadros da PM. Parecer posterior assinado pela então procuradora de Justiça, Vera Lúcia Correia Lima pede a exclusão do capitão da PM.
23 de maio de 2008 – A promotoria de Justiça de Iguatu, pede para que o acusado fique em prisão comum.
9 de maio de 2009 – O juiz Othon Ricardo da Silva, de Iguatu pronuncia o capitão a julgamento pelo Tribunal do Juri Popular.
10 de agosto de 2010 – O boletim interno do Comando da PM revela a expulsão do capitão.