Conteúdo da Notícia

70% de conciliação em mutirão

Ouvir: 70% de conciliação em mutirão

Fortaleza 22.01.2011
O primeiro mutirão deste ano promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) terminou com grande número de acordos. Das mais de 2.500 audiências realizadas, 70% terminaram em conciliação entre vítimas ou familiares de vítimas de acidentes no trânsito e a Seguradora Líder, administradora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). O mutirão ocorreu durante toda a semana. O DPVAT é pago para qualquer vítima de acidente de trânsito.
Segundo o juiz Francisco Bezerra Cavalcante, coordenador do grupo organizador do mutirão, estima-se que tramitem na Justiça cearense 5 mil processos referentes a pedido de invalidez. Com o mutirão, o acumulado diminuiu. ?Estamos julgando processos de 4, 5 anos atrás. Muitas pessoas receberam, mas não ficaram satisfeitas e ingressaram pedindo a complementação do pagamento?, explica.
Para realização das audiências, uma força-tarefa foi colocada em ação. Salas do Fórum Clóvis Beviláqua se transformaram em consultórios para realização de perícia. Em uma dessas salas, o médico analisava os exames de Paulo Alves da Costa, 50. Dois anos atrás, Paulo dirigia por uma estrada do Interior quando bateu em dois jumentos, perdeu o controle do carro e caiu em uma ribanceira. Teve a bacia e o fêmur fraturados e nunca mais conseguiu trabalhar como motorista. ?Não tem como?, lamenta. Para pedir indenização, ingressou na Justiça e ontem participou da primeira audiência.
O auxiliar técnico judiciário Ronaldo Ferreira Alves, 37, acompanhava o tio Francisco Clovismar Pereira, 56. Há quatro anos, um carro passou sobre o pé esquerdo de Clovismar, que não conseguiu mais trabalhar como pintor. ?Se não tivesse o mutirão, isso ia levar uns 10 anos?, diz Ronaldo. (Mariana Lazari)
Tags | |