Conteúdo da Notícia

Vaqueiro acusado de matar patrão será julgado nesta sexta-feira

Ouvir: Vaqueiro acusado de matar patrão será julgado nesta sexta-feira

A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta sexta-feira (10/09), às 13h30, o réu Francisco Benedito dos Santos. Ele é acusado de ter matado o patrão, Ramiro Lopes Magalhães, e tentado assassinar Francisco Alves da Silva, no dia 22 de julho de 2007, no município de Iracema, no Ceará.
O crime ocorreu no sítio Volta, onde o acusado trabalhava e morava com a família. Segundo denúncia do Ministério Público, Ramiro Lopes demitiu o vaqueiro, que deixou o sítio e acabou se separando da esposa.
Consta nos autos que Francisco Benedito tomou conhecimento de suposto relacionamento amoroso que o antigo patrão mantinha com sua ex-companheira. Na noite do crime, o réu entrou na casa da vítima armado com uma faca e, sem que houvesse qualquer discussão, desferiu vários golpes contra Ramiro Lopes, que faleceu no local.
A ex-mulher do acusado, ao ver Francisco Benedito com uma faca na mão, correu em direção à casa de outro morador do sítio, Francisco Alves. O réu invadiu a residência e passou a atingir o dono da casa, que foi atingido com dois golpes de faca nas costas, mas sobreviveu.
Após cometer os crimes, Francisco Benedito fugiu, sendo capturado dias depois. Em depoimento, ele confessou o homicídio, porém alegou que ?perdeu a cabeça? ao saber do relacionamento do ex-patrão com sua ex-companheira. Sobre a tentativa de homicídio, o acusado alegou que apenas se defendeu, pois Francisco Alves tentou agredi-lo com um pedaço de pau. O vaqueiro aguarda o julgamento preso na Cadeia Pública de Iracema.
O júri será presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, e a defesa ficará a cargo do advogado Luís Carlos Alencar de Bessa. A acusação será patrocinada pela promotora de Justiça Joseana França Pinto.