Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça inicia campanha de prevenção e tratamento do diabetes

Tribunal de Justiça inicia campanha de prevenção e tratamento do diabetes

Ouvir: Tribunal de Justiça inicia campanha de prevenção e tratamento do diabetes

Campanha do Departamento de Serviços Integrados de Saúde do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está conscientizando servidores sobre a importância de prevenir e tratar o diabetes. A mobilização teve início nesta segunda-feira (08/07) e segue nos dias 10 e 12 deste mês.

Os participantes fazem o teste de glicemia (ver números abaixo) e recebem orientações. Dependendo do resultado, são encaminhados para exames com a médica Tereza Cristina Terceiro Vieira, do Tribunal. Além disso, ocorre a distribuição de panfletos educativos.

Segundo o enfermeiro do TJCE, Áthila Campos Girão, o problema atinge de 5% a 10% dos brasileiros. “Algumas pessoas não sabem que têm o diabetes, principalmente porque não apresentam sintomas, como coceiras, cansaço, perda de peso, câimbras e sede. Outro indicativo é urinar diversas vezes ao dia”.

Ainda de acordo com o enfermeiro, o diabetes é uma das principais causas de internações e incapacitações. “Para o ambiente de trabalho, gera abstenções e licenças médicas frequentes”.

Um dos beneficiados foi o servidor Roberto Nascimento, que aferiu a glicemia nesta segunda-feira. Há quatro anos ele descobriu que tem a doença. “Já sentia alguns sintomas, mas tomei um susto. Na época, era sedentário e o teste deu 660. Hoje, tenho alimentação saudável, faço muita caminhada, tomo medicação e levo uma vida normal”.

A chefe do Departamento de Saúde, Veronilda Oliveira Cavalcante, informou que a campanha está sendo realizada das 9h às 12h e das 14h às 17h, nos dias 8 e 10. Já no dia 12, será das 9h às 12h. Ela disse ainda que no mês de agosto o evento ocorrerá no Fórum Clóvis Beviláqua.

SAIBA MAIS

O diabetes é caracterizado pela elevação da taxa de açúcar no sangue. Ocorre geralmente em adultos e pode comprometer rins, olhos, coração e articulação.

O tipo 1 atinge, principalmente, crianças e jovens. É controlado pelo uso de insulina, alimentação saudável e prática de exercícios físicos. Já o tipo 2 surge a partir dos 40 anos de idade, como resultado de fatores hereditários e obesidade. Nessas situações, são indicados dieta, exercícios físicos, comprimidos ou insulina.

Se o teste de glicemia der de 80 a 126 miligramas de glicose por decilitro de sangue, é considerado normal; de 126 a 199, pré-diabético; e acima de 200, a pessoa é diabética.