Conteúdo da Notícia

TJCE vai revisar Plano de Logística Sustentável para se alinhar ao Planejamento Estratégico 2030

Ouvir: TJCE vai revisar Plano de Logística Sustentável para se alinhar ao Planejamento Estratégico 2030

O Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) passará por mudanças com a finalidade de se adequar ao Planejamento Estratégico 2030 do Judiciário estadual, bem como à Agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) para esta década. A revisão também objetiva ficar em sintonia com as ações traçadas pela atual Gestão do TJCE, conforme ficou decidido na reunião, realizada nesta quinta-feira (17/06), sobre o assunto.

Do encontro, promovido por videoconferência, participaram a supervisora do PLS, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, o o coordenador do Plano, servidor Wilson Lustosa, e demais integrantes. A atualização será de responsabilidade da Comissão Gestora do PLS, que já tem estudos sobre mudanças em alguns pontos.

O Plano tem a missão de promover a conscientização e ações efetivas de logísticas sustentáveis no Judiciário cearense. Um dos objetivos é aumentar a sustentabilidade nos processos de aquisição de bens e serviços. Fazem parte do trabalho campanhas educativas para consumo consciente, substituição de copos plásticos e outras iniciativas que preservam o meio ambiente.

Fazem parte da referida Comissão do PLS, os servidores Wilson Lustosa (representante do Núcleo Socioambiental do TJCE), Francisco Chaves (Secretaria de Administração e Infraestrutura), Vanessa Frutuoso (Secretaria de Tecnologia da Informação), Louyse Silveira (Secretaria de Gestão de Pessoas), José Landim Rocha (Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua) e Diana Santos Ponte (Secretaria de Planejamento e Gestão). Eles foram designados pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, por meio de portaria publicada no dia 20 de maio deste ano.

Já a Agenda da ONU, prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltados às pessoas, ao planeta e à prosperidade para fortalecer a paz universal, por meio da erradicação da pobreza e promoção de vida digna a todos. Os países devem agir, no cumprimento do plano, de acordo com as prioridades locais e atuar em parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. Envolve a participação dos governos, da sociedade, das empresas e das academias (pesquisadores).