Conteúdo da Notícia

TJCE forma 58 brigadistas para atuar no Palácio da Justiça e nos Fóruns de Fortaleza e Maracanaú

TJCE forma 58 brigadistas para atuar no Palácio da Justiça e nos Fóruns de Fortaleza e Maracanaú

Ouvir: TJCE forma 58 brigadistas para atuar no Palácio da Justiça e nos Fóruns de Fortaleza e Maracanaú

Os 58 concludentes do Curso de Formação de Brigadista do Poder Judiciário receberam os certificados na manhã desta terça-feira (16/07), durante sessão conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido. Eles atuarão na prevenção e, quando necessário, no combate de incêndios, bem como na prestação de primeiros socorros nos prédios do Tribunal e dos Fóruns das Comarcas de Fortaleza e Maracanaú.

De acordo com o desembargador, os brigadistas estão preparados para qualquer eventualidade e vão levar os ensinamentos para toda a vida. “Vocês demonstram que vestem a camisa do Tribunal e dão exemplo aos colegas. Dedicaram-se à nobre missão de proteger patrimônio e salvar vidas, voluntariamente. Quem entra no serviço público tem bônus e ônus. A gente constrói a vida com os passos que dá.”

A comandante da 8ª Seção do Corpo de Bombeiros, major Roberta Barbosa Monteiro, explica que a brigada é importante, mesmo o prédio dispondo de bombeiros e de equipamentos de segurança. “A presença deles significa a preocupação do Judiciário em adotar medidas de proteção aos servidores e cumprir as normas. Os prédios possuem fluxo considerável de pessoas, e a existência de pavimentos, elevadores e almoxarifados são indicadores de complexidade. Os brigadistas vão prevenir e intervir imediatamente em casos de riscos”.

O chefe da Assistência Militar do TJCE, tenente-coronel José Herlínio Dutra, destacou a iniciativa dos participantes. “Tiveram a coragem de sair da rotina e enfrentar os desafios de aprenderem a salvar vidas”.

O tenente-coronel BM Ronald Bezerra Aguiar, que veio representando o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Joaquim dos Santos Neto, explicou que o brigadista é um bombeiro avançado. Ainda segundo ele, o fogo fica incontrolável passados cinco minutos do início das chamas. “A principal função do brigadista é a prevenção”.

Um dos participantes do treinamento foi Amadeu Círio, que trabalha no Serviço de Atos Processuais do TJCE. Ele disse que o aprendizado servirá para situações cotidianas. “É uma satisfação saber que posso ajudar em caso de sinistros”.

PRESENÇAS

Também fizeram parte da mesa de honra o desembargador Francisco Barbosa Filho, a diretora do Fórum de Maracanaú, juíza Janayna Marques de Oliveira e Silva, e o chefe da Casa Militar do Governo do Estado, coronel Joel Costa Brasil. Presentes à solenidade os juízes Antonio Carlos Pinheiro Klein (coordenador-geral da Escola Superior da Magistratura do Ceará – Esmec), Emílio de Medeiros Viana (auxiliar da Presidência do TJCE), João Everardo Matos Biermann, Neuter Marques Dantas Neto e Marcelo Roseno de Oliveira (auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça do Ceará), o comandante do Ronda do Quarteirão no Cambeba, tenente Diego Barcelos; o coronel Anderson Alves Viana, comandante do Grupamento de Socorro e Urgência do Corpo de Bombeiros, secretários, assessores e servidores do Judiciário, além de policiais e bombeiros militares.

DEMONSTRAÇÕES PRÁTICAS E EXPOSIÇÃO

Após a entrega dos certificados, houve demonstração prática de salvamento em altura e combates a incêndio em materiais sólidos e líquidos inflamáveis. Já a exposição de equipamentos do Corpo de Bombeiros ficará de 16 a 19 deste mês, das 8h às 18h, no TJCE. O evento é alusivo à Semana de Prevenção contra Incêndios. No decorrer da semana haverá outras demonstrações de salvamento em altura com a participação de servidores do Tribunal.

O CURSO DE FORMAÇÃO

O treinamento é promovido pela Assistência Militar do Tribunal, formada por policiais e bombeiros. A capacitação, de 20h/a, ocorre no prédio onde o servidor está lotado. A partir do dia 22 deste mês, terá início o trabalho para formação da Brigada de Caucaia, na Região Metropolitana. O objetivo é levar o serviço para outras comarcas do Interior.