Conteúdo da Notícia

Sistema de Peritos do TJCE registra mil nomeações em menos de três meses de funcionamento

Sistema de Peritos do TJCE registra mil nomeações em menos de três meses de funcionamento

Ouvir: Sistema de Peritos do TJCE registra mil nomeações em menos de três meses de funcionamento

O Sistema de Peritos (Siper), criado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), completa três meses no próximo dia 23 e já conta com mil nomeações registradas. O uso da ferramenta é obrigatório para nomear e pagar os profissionais que prestam serviços de perícia, estudo social, interpretação ou tradução nos processos judiciais.
A maioria tem como partes pessoas beneficiárias da gratuidade judiciária (pobres na definição da lei), que representam 82% do total. O servidor Pedro Cavalcante, coordenador de Informação e Apoio às Atividades Judiciais, explica que o Siper facilita o trabalho dos juízes porque disponibiliza quadro de profissionais de diversas especialidades, proporcionado mais celeridade e maior controle gerencial da atividade dos peritos.
“Para a população, especialmente a mais carente, em que o trabalho do perito é custeado pelo Tribunal de Justiça, atende ao interesse público com relação ao andamento do processo. Esse é o principal benefício para o jurisdicionado de baixa renda”, afirma.
De acordo com a Secretaria Judiciária do TJCE (2º Grau), 16% das nomeações são das Varas de Fortaleza, enquanto 84%, do Interior do Estado. A Assistência Social e a Medicina foram as áreas mais requisitadas, representando cerca de 43% e 38% do total, respectivamente.
Em geral, eles atuam em ações de interdição, guarda de crianças e adolescentes, além de casos do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
Na área de Medicina, destacam-se as especialidades de Psiquiatria e Ortopedia e Traumatologia, com cerca de 32% do total. Também foram registrados processos nos campos da Engenharia, Psicologia, Contabilidade e Agrimensura, entre outros.
O Siper foi criado pela Resolução do Órgão Especial nº 4/2017. A implantação se deu no dia 23 de abril deste ano, por meio da Portaria nº 602/2019.