Conteúdo da Notícia

Segurança para o torcedor

Ouvir: Segurança para o torcedor

1501.2011 Esportes
O futebol cearense está prestes a dar um grande salto no combate à violência nos estádios. A procuradora geral de Justiça do Estado, Socorro França, informou ontem que ainda em 2011 deve ser implantando no Ceará um juizado móvel do torcedor. ?A iniciativa, se possível, será posta em prática já nos próximos 30 dias?, destacou a procuradora. Por meio de assessoria de imprensa, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-CE), Ernani Barreira, confirmou que a mensagem de criação do juizado será lida e sujeita a aprovação na próxima reunião do pleno.
A notícia surge na semana em que foi anunciado que os juizados do torcedor de Pernambuco e São Paulo terão plena competência na área cível e criminal, em obediência às regras do Estatuto do Torcedor. Em tese, o juizado atuará no sentido de processar e julgar as ocorrências que vierem a ser praticadas nos estádios – como roubo, injúria e agressão. ?É uma estrutura móvel, com conciliador, juiz, advogado, promotor, prontos para resolver o problema na hora?, detalha Socorro França.
Durante o 1º Encontro sobre Segurança e Combate à Violência nos Estádios de Futebol, realizado ontem na sede do Ministério Público Estadual, foi lançado o Cartão Torcedor Cidadão. A iniciativa, pioneira no País, visa cadastrar as torcidas organizadas e torcedores em geral, além de facilitar a aquisição de ingressos pela Internet.
?Essa bilhetagem eletrônica está ocorrendo de forma gradativa. Esperamos que até o fim do Estadual o torcedor só possa ter acesso ao estádio com esse cartão?, ressalta o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio.
Bruno Balacó
brunobalaco@opovo.com.br