Conteúdo da Notícia

“Roteiro para Consulta Processual” facilita acesso dos cidadãos à Justiça

Ouvir: “Roteiro para Consulta Processual” facilita acesso dos cidadãos à Justiça

Prática adotada pela 6ª Vara de Família de Fortaleza ampliou para os cidadãos as formas de acesso aos processos que tramitam na unidade judiciária. Denominada de “Roteiro para Consulta Processual”, a iniciativa é uma das seis concorrentes ao Prêmio Melhores Práticas de Gestão 2013, organizado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

O autor da prática é o analista judiciário adjunto lotado na Vara, Expedito Wagner Moreira Quaresma. A ferramenta, implantada em janeiro de 2011, é um passo-a-passo que facilita a consulta de ações pela Internet. “O número de pessoas solicitando informações no balcão de atendimento diminuiu consideravelmente porque os jurisdicionados estão utilizando o roteiro para fazer a consulta de casa”, disse Quaresma.

Outra vantagem apontada é que, como o atendimento às partes diminuiu, os servidores podem se dedicar a outras atividades. A iniciativa foi inscrita no Banco de Boas Práticas em 2013 e pode ser implantada em qualquer vara. Para ver detalhadamente o roteiro, basta acessar o link: www7.tjce.jus.br/portal-conhecimento/?p=2511

Expedito Quaresma também é co-autor do “Mandado de Citação Padrão (15 dias para se manifestar)”. O trabalho, desenvolvido em parceria com a desembargadora Maria Edna Martins (juíza da 6ª Vara à época), é outro que concorre à premiação de 2013.

ESCOLHA

A Seplag instituiu o “Prêmio Melhores Práticas de Gestão 2013” para reconhecer o empenho dos autores das inciativas e incentivar a criação de novas práticas de gestão. Entre as seis selecionadas para votação, as três mais bem colocadas receberão prêmios, de acordo com a classificação.

Magistrados e servidores receberão, por e-mail, link para votação das melhores práticas. A escolha deve ser feita entre os dias 11 e 13 de fevereiro.

INICIATIVAS SELECIONADAS

– “Excelência no atendimento ao jurisdicionado”. Autora: desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda. Unidade: Gabinete da desembargadora.

– “Mandado de citação padrão (15 dias para se manifestar)”. Autores: desembargadora Maria Edna Martins (juíza da unidade na época), Expedito Wagner Moreira Quaresma e Aurineide Monte da Costa Moreno. Unidade: 6ª Vara de Família da Capital.

– “Manual de rotinas cíveis e criminais”. Autora: Francisca Nelzeny Feitosa Santos. Unidade: 14º Juizado Especial Cível e Criminal.

– “Planejamento, metas e gestão de pessoas na administração judiciária como fator de valorização da imagem do Judiciário”. Autor: juiz Erick Omar Soares Araújo. Unidade: Comarca de Itapiúna.

– “Roteiro para consulta processual”. Autor: Expedito Wagner Moreira Quaresma. Unidade: 6ª Vara de Família da Capital.

– “Uso de caixas cedidas pelo CONPAM para armazenar papéis recicláveis”. Autoras: Carla Juliana Lima Lustosa da Costa e Suellen Natasha Pinheiro Correa. Unidade: 7ª Vara de Execuções Fiscais de Fortaleza.