Conteúdo da Notícia

Projeto que capacita vítimas de violência doméstica é finalista de Prêmio de Direitos Humanos da Anamatra

Ouvir: Projeto que capacita vítimas de violência doméstica é finalista de Prêmio de Direitos Humanos da Anamatra

O “Pacto Colaborativo pela não violência à mulher”, projeto desenvolvido pelo Grupo Mulheres do Brasil (Núcleo Fortaleza/CE), e que conta com a parceria do Judiciário cearense, é um dos finalistas do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, promovido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

O projeto, selecionado para a “Categoria Cidadã” do prêmio, tem o objetivo de valorizar os grupos de mulheres que sofrem algum tipo de discriminação no mercado de trabalho. Na atuação junto ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a iniciativa atende, com ações de capacitação profissional, vítimas de violência doméstica, para que possam conquistar independência financeira, e também egressas do sistema prisional, para uma ressocialização efetiva, com fonte de renda própria.

Para a juíza Rosa Mendonça, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, a indicação reflete uma atenção cada vez maior com o problema e a necessidade de unir esforços para enfrentá-lo. “É muito importante nós concorrermos a esse prêmio, porque isso mostra que a sociedade, de uma forma geral, está muito preocupada com essa questão da violência contra a mulher. São diversas instituições e entidades que estão unidas, incentivando ações que efetivamente possam ajudar no combate à violência contra a mulher. Por isso, ter sido selecionado para concorrer a esse prêmio é importante por mostrar que a sociedade civil e o Poder Judiciário estão juntos. Isso é fundamental. O Pacto Colaborativo tem muito disso, de reunir para conversar e encontrar a melhor forma de agir”.

Coordenado pelo núcleo do Grupo Mulheres do Brasil em Fortaleza, uma organização não-governamental, o projeto reúne entidades como os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e as Varas de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará).

A relação dos vencedores da 10ª Edição do Prêmio será divulgada no portal da Anamatra até o dia 15 de setembro, e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de setembro de 2022, no Rio de Janeiro (RJ).

Agenda2030 JustiçaMulher