Conteúdo da Notícia

Projeto em Mucambo contribui para ressocialização de apenados e adolescentes em conflito com a lei

Projeto em Mucambo contribui para ressocialização de apenados e adolescentes em conflito com a lei

Ouvir: Projeto em Mucambo contribui para ressocialização de apenados e adolescentes em conflito com a lei

O juiz substituto Tiago Dias da Silva, da Comarca de Mucambo, distante 261 km de Fortaleza, promoveu, nessa segunda-feira (16/06), mais uma reunião do projeto “Pensar para Crescer: Fórum Aberto à Ressocialização”, no salão do Júri do Fórum local. O objetivo é contribuir para a ressocialização de apenados e adolescentes em conflito com a lei e seus familiares, bem como estabelecer o fórum como local propício também à reflexão e aprendizagem.

As reuniões vem ocorrendo desde janeiro deste ano, com aplicação de técnicas do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), ministrado aos detentos em regime semiaberto e aberto pela neuropsicóloga e pedagoga Carminda Amélia Carvalho Alves, às sextas-feiras. O PEI é um programa de intervenção multidimensional que compreende fundamentação teórica, prática e didática, cujo objetivo é buscar a eficiência do processo de aprendizagem.

O encontro contou também com a participação do Conselho da Comunidade, Conselho Tutelar, assistentes sociais do município, Associação de Pequenos Produtores e Artesãos de Carqueijo, além de outros parceiros da iniciativa.

Na segunda etapa do projeto, que começa no próximo dia 23, serão incluídos cursos de artesanato, ministrados por instrutores do centro de artesanato da localidade Carqueijo, situada na zona rural do município de Mucambo. A medida atende à Portaria nº 07/2014, publicada no Diário da Justiça Eletrônico no último dia 29 de maio.