Conteúdo da Notícia

Policial militar “Joãozinho Catanã” será levado a novo julgamento nesta quinta-feira

Ouvir: Policial militar “Joãozinho Catanã” será levado a novo julgamento nesta quinta-feira

A 3ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento nesta quinta-feira (11/03), às 14h, o réu João Augusto da Silva Filho, também conhecido como ?Joãozinho Catanã?. Ele é acusado do homicídio de Francisco Clábio de Assunção, em 26 de julho de 2004, na rua Monsenhor Hipólito Brasil, no bairro Henrique Jorge, em Fortaleza.
Nesse processo, o réu responde por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e utilização de recurso que tornou impossível a defesa da vítima. A investigação policial aponta que, no dia do crime, por volta das 22 horas, Francisco Clábio estava em casa, assistindo a um programa de televisão na companhia da mãe, quando um homem vestindo farda da Polícia Militar desceu da moto e, sem dizer nenhuma palavra, entrou na casa e efetuou vários disparos contra a vítima, que faleceu no local. Após o crime, o acusado fugiu.
Segundo a denúncia do Ministério Público, ?Joãozinho Catanã? era conhecido no bairro por executar criminosos e teria matado Francisco Clábio porque era conhecido como usuário de drogas e praticava roubos na região. O acusado nega a autoria do homicídio.
?Joãozinho Catanã? já foi julgado e condenado, no dia 30 de junho de 2009, a 20 anos e seis meses de reclusão em regime inicialmente fechado, por formação de quadrilha e pelo assassinato de Lucivando Borges de Queiroz, o “Bodó”, em fevereiro de 2007, no bairro Otávio Bonfim. Atualmente, ele está preso no Presídio Militar, localizado no 5º Batalhão da Polícia Militar.
O julgamento vai ser presidido pelo juiz titular da 3ª Vara do Júri, José de Castro Andrade, e a acusação será feita pelo promotor de Justiça Humberto Ibiapina Lima Maia, enquanto a defesa será patrocinada pelo advogado Fábio de Deus.