Conteúdo da Notícia

PMs julgados pelo Conselho Militar

Ouvir: PMs julgados pelo Conselho Militar

01.10.2010 polícia
Dois policiais militares condenados e dois absolvidos. Foi o resultado do julgamento ocorrido ontem, no Conselho de Sentença Militar. O caso discutido foi o incidente ocorrido no dia 29 de agosto, quando soldados da PM tentaram prender um oficial por conta de um som alto e ele deu voz de prisão aos quatro por desacato a superior.
Os soldados PM Robson Randaw Damasceno, Cristiano Silva de Castro e José Bezerra de Souza, todos do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPC-Ronda do quarteirão) foram julgados por desrespeito a oficial superior, injúria real contra superior, constrangimento ilegal e inobservância à lei, regulamento ou instrução. E o major PM Júlio César Passos Pereira, foi julgado por ofensa a inferior.
O major foi absolvido. Segundo a Assessoria de Imprensa Militar, a absolvição do oficial ocorreu pelo Conselho de Sentença entender não existirem provas suficientes contra ele. O soldado PM José Bezerra de Castro também foi absolvido. Os condenados foram os soldados Robson Randaw Damasceno e Cristiano Silva de Castro. O primeiro foi condenado a cinco meses de detenção e o segundo, quatro.
Os dois PMs condenados foram beneficiados com a suspensão condicional de pena: é quando o julgado passa um período de dois anos comparecendo à Auditoria Militar para assinar um documento. O promotor de Justiça Militar Joathan de Castro Machado, ficou satisfeito com a sentença.
?Acredito que foi feito Justiça, dentro dos ditames e ditames de disciplina militar?, disse o advogado do major, Carlos Eduardo de Almeida Aires.