Conteúdo da Notícia

Órgão Especial aprova resolução que estabelece critérios para criação da função de juiz leigo

Órgão Especial aprova resolução que estabelece critérios para criação da função de juiz leigo

Ouvir: Órgão Especial aprova resolução que estabelece critérios para criação da função de juiz leigo

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou a Resolução n° 07/2014, que institui a função de juiz leigo nas unidades dos Juizados Especiais do Ceará. A sessão foi presidida pelo vice-presidente do TJCE, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, no exercício da Presidência.

A resolução foi publicada nessa sexta-feira (27/06), no Diário da Justiça eletrônico. O documento considera a Recomendação n° 1/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece medidas de aprimoramento dos serviços prestados pelos juizados especiais. Também é observada a garantia constitucional da razoável duração do processo e dos meios necessários para promover a celeridade judicial.

A função de juiz leigo é considerada de relevante caráter público e não será remunerada. O trabalho terá prazo de dois anos, permitida uma recondução por igual período. O documento também explica que a função será exercida por advogados com mais de dois anos de experiência, sem vínculo empregatício ou estatutário com o Tribunal de Justiça.

Os candidatos serão selecionados por meio de entrevista com o juiz togado (magistrado), com a participação do Ministério Público. O edital de abertura deve ser publicado do Diário da Justiça no mínimo 15 dias antes do certame.

Para começar a atuar, os aprovados precisam participar de capacitação promovida pelo Tribunal de Justiça. Durante o desempenho das funções, os juízes leigos ficam impedidos de exercer a advocacia na unidade do Juizado Especial da Comarca onde forem designados.

PREVISÃO LEGAL
A função de juiz leigo está prevista na Constituição Federal e disciplinada pelas leis 9.099/95 e 12.153/09. O juiz leigo não possui grau de magistrado, realizando funções de auxiliar da Justiça. Entre as atribuições estão dirigir audiências de conciliação e instrução, redigir proposta de sentença e proferir parecer a ser submetido ao magistrado da unidade de Juizado Especial onde exerça o trabalho.

Também competirá ao magistrado a responsabilidade de fiscalizar e coordenar as atividades do juiz leigo, inclusive com aferição da satisfação do usuário, para verificar o bom exercício da função e estimular a melhoria contínua dos serviços prestados.