Conteúdo da Notícia

Nova etapa do IV Curso de Formação de Juízes  terá avaliação da prática judicial nas comarcas

Nova etapa do IV Curso de Formação de Juízes terá avaliação da prática judicial nas comarcas

Ouvir: Nova etapa do IV Curso de Formação de Juízes terá avaliação da prática judicial nas comarcas

A Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) encerrou, nesse sábado (22/02), as aulas teórico-presenciais do IV Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos. Houve capacitação sobre “Jurisdição Eleitoral” e palestras com os temas “Os Princípios do Processo Civil Aplicáveis ao Processo Eleitoral” e “A Prática Eleitoral, Gestão Estratégica e os Cartórios Eleitorais”. A próxima etapa será a avaliação da prática dos magistrados nas comarcas.

O evento contou com a participação do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes (diretor da Escola Judicial Eleitoral do Ceará) e dos juízes Cléber de Castro Cruz (auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral) e Eduardo Scorsafava (auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral). Da Esmec, estiveram presentes o desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo (diretor) e o juiz Antonio Carlos Klein (coordenador).

De acordo com o desembargador Filgueira Mendes, o curso foi fundamental para complementar a capacitação dos novos juízes em ano eleitoral. “O processo eleitoral tem uma complexidade muito grande. Exige do juiz conhecimento das normas eleitorais e da doutrina eleitoral. Além de uma boa preparação emocional para poder gerir o pleito”, disse.

O juiz Eduardo Scorsafava ressaltou a importância do magistrado no cartório eleitoral. “Nossa intenção foi mostrar para o juiz o trabalho de gestor do processo eleitoral”. Sobre o papel do magistrado como administrador da legalidade do pleito, o juiz Cléber Cruz disse que ele “deve estar atento a crimes eleitorais tão comuns como o transporte de eleitores, a compra de votos, a boca de urna”.

A capacitação teve início nessa sexta-feira (21/02), com aulas ministradas por Edson de Resende Castro, promotor eleitoral e coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais. Ele também é autor da obra “Teoria e Prática do Direito Eleitoral” e organizador do livro “Legislação Eleitoral”, ambos da editora Mandamentos.

CURSO DE FORMAÇÃO

As aulas teórico-presenciais do IV Curso de Formação iniciaram no segundo semestre do ano passado. Participaram das capacitações 43 juízes substitutos. “Esse curso é obrigatório, indispensável para a vitaliciedade dos juízes”, ressaltou o desembargador Haroldo Máximo, explicando que a formação foi dividida em três módulos (ensino a distância, aulas presenciais e a prática).

A etapa seguinte será a avaliação da prática judicial nas comarcas, com início previsto para o meio deste ano. Segundo o juiz Antonio Carlos Klein, uma equipe multidisciplinar da Esmec e da Corregedoria Geral da Justiça se deslocará até o Interior para avaliar o desempenho quantitativo e qualitativo dos juízes.