Conteúdo da Notícia

Mutirão de interdição no Fórum soluciona  200 processos em um único dia

Mutirão de interdição no Fórum soluciona 200 processos em um único dia

Ouvir: Mutirão de interdição no Fórum soluciona 200 processos em um único dia

O mutirão dedicado às ações de interdição que tramitam nas Varas de Família do Fórum Clóvis Beviláqua já soma 200 processos solucionados, através da realização de perícias médicas. Um dos casos resolvidos foi o de R.L.S., que compareceu à audiência juntamente com a mãe, M.G.P., de 72 anos.
“Minha mãe está doente, com Alzheimer, e não tem mais condições de fazer as coisas dela sozinha. Então, há vários meses eu tento resolver isso e, com o mutirão, tudo andou mais rápido. Já estou saindo com o resultado da perícia e agora posso tomar providências no lugar dela”, diz R.L.S..
Criado pelo Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais, que foi instituído pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) em fevereiro deste ano, o mutirão “A Justiça se preocupa com você ? Diga sim à Conciliação” será encerrado na próxima sexta-feira (28/05). Estão agendadas cerca de 1.080 audiências de conciliação nas 18 Varas de Família da Capital, que vão contar com a presença de 24 médicos, responsáveis pelas perícias.
As 200 ações resolvidas são referentes ao primeiro dia de mutirão iniciado nessa segunda-feira (24/05). Nesta terça-feira (25/05), muitas pessoas compareceram ao Fórum, mas, até as 18 horas, as audiências ainda estavam em andamento e somente amanhã (26/05) será divulgado o resultado parcial dos acordos.
Central de Conciliação
A Central de Conciliação do Fórum Clóvis Beviláqua também deu início no mesmo dia a um mutirão envolvendo processos em tramitação nas Varas Cíveis da Comarca de Fortaleza, referentes a ações de cobrança, despejo, consignação de pagamento e procedimento ordinário.
Foram realizadas, em dois dias de mutirão, 14 audiências. Desse total, 13 não resultaram em acordo e uma foi remarcada para o próximo dia 1º de junho. Segundo a coordenadora da Central de Conciliação, Maria da Conceição Salgado do Nascimento, para que os acordos aconteçam é necessário que as duas partes compareçam às audiências e estejam dispostas a negociar.
“Esperamos que os números de comparecimento e de acordos cresçam ao longo da semana, pois todas as partes foram notificadas e, pelo menos 70% delas confirmaram a presença. Além disso, estamos orientando as pessoas sobre as vantagens da conciliação, que traz uma solução mais rápida para os conflitos”, afirma. Ela ressalta, ainda, que as partes podem comparecer mesmo sem o advogado. “O próprio conciliador se encarrega de dar todas as orientações aos interessados”, explica.
As sessões conciliatórias, realizadas pelos oito conciliadores da Central, acontecem até a próxima sexta-feira (28/05), das 14 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (85) 3492.8030.