Conteúdo da Notícia

Mutirão Carcerário convida Unifor para integrar o projeto Liberdade com Cidadania

Mutirão Carcerário convida Unifor para integrar o projeto Liberdade com Cidadania

Ouvir: Mutirão Carcerário convida Unifor para integrar o projeto Liberdade com Cidadania

Uma comissão de representantes do Mutirão Carcerário do Ceará se reuniu, durante a manhã desta quarta-feira (21/10), com a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), professora Fátima Maria Veras. O objetivo do encontro foi formalizar o convite para que a Universidade faça parte do projeto Liberdade com Cidadania, que trabalha a ressocialização de detentos.
Os juízes estaduais Maria das Graças Quental, da Vara Única de Penas Alternativas; Marlúcia de Araújo Bezerra, da 17ª Vara Criminal; César Morel Alcântara, da Comarca de Aratuba, cedido ao Mutirão e Adriana Cruz Dantas, auxiliar da Comarca de Fortaleza; a juíza federal Cíntia Menezes Brunetta; o promotor de Justiça Lucídio Queiroz; o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará, Hortênsio Nogueira, e representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de membros da coordenação do Mutirão Carcerário, participaram do encontro.
O analista Judiciário da Justiça Federal, à disposição do Conselho Nacional de Justiça, David Pereira Cruz, fez uma explanação rápida sobre as atividades do Mutirão, como representante da coordenação do projeto. Os trabalhos são comandados pela Corregedoria Geral da Justiça e CNJ.
Em seguida, o grupo solicitou, além do engajamento da Unifor no comitê gestor do projeto Liberdade com Cidadania, a elaboração de um plano de extensão comunitária interdisciplinar, capaz de dar uma contribuição ao processo de ressocialização de detentos e egressos do Sistema Prisional. Também foi colocada, na reunião, a possibilidade de a Universidade absorver uma parte da mão de obra de ex-detentos do Sistema Prisional do Estado.
A reitora da instituição, professora Fátima Veras, enfatizou que a Unifor já realiza trabalho de responsabilidade social na comunidade do Dendê e elogiou a iniciativa do Mutirão Carcerário. Ela citou diversos cursos técnicos que a universidade promove na comunidade e se comprometeu a avaliar como a Unifor poderá contribuir com o Mutirão Carcerário. Uma nova reunião será marcada posteriormente.