Conteúdo da Notícia

Muda o comando do TRE cearense

Ouvir: Muda o comando do TRE cearense

Política Pág. 04 20.10.2009
Com a aposentadoria da desembargadora Gizela Nunes da Costa, o TRE será presidido pelo desembargador Brígido
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) resolveu reduzir a quantidade de eleitores em cada uma das seções eleitorais da Capital cearense. A medida foi adotada porque a expectativa é de que o processo de votação seja mais demorado em 2010.
Até as eleições de 2008 cada seção eleitoral, em Fortaleza, poderia ser composta por até 500 eleitores, mas para o próximo ano o máximo será de 400 eleitores. A decisão foi tomada por intermédio de uma Resolução aprovada em agosto deste ano. Para os demais municípios não há alteração alguma, tendo em vista que já era de 400 o limite de eleitores por seção.
A medida tomou como parâmetro a média de tempo que o eleitor gastou para votar nas eleições de 2006 e os votos a mais que deverão ser computados nas eleições do próximo ano. Em 2006 o eleitor votou para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. Algumas seções chegaram a encerrar a votação por volta das 21 horas.
Em 2010 estes mesmos cargos estarão em disputa, sendo que para senador o eleitor vai ter que votar duas vezes porque a concorrência é para o preenchimento de duas vagas. Além disso o modelo de tela de votação, adotado agora pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a urna eletrônica que vai ser utilizada em 2010 vai contribuir para que a votação seja um pouco mais demorado.
O novo modelo de votação trouxe como inovação uma tela a mais. Antes o eleitor, para cada cargo, digitava o número do candidato da sua preferência e confirmava o voto na tecla verde ou utilizando a tecla laranja reiniciava a votação se tivesse cometido engano