Conteúdo da Notícia

Mobilização no Fórum Clóvis Beviláqua marca Dia Nacional da Adoção

Mobilização no Fórum Clóvis Beviláqua marca Dia Nacional da Adoção

Ouvir: Mobilização no Fórum Clóvis Beviláqua marca Dia Nacional da Adoção

Em alusão ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, ocorreu na manhã e início da tarde desta terça-feira (29/5), uma mobilização no hall de entrada do Fórum Clóvis Beviláqua, com a presença de instituições que trabalham com o tema. Quem passou pelo local, pôde tirar dúvidas, receber material informativo, assistir vídeos e ainda receber atendimento específico, caso desejasse participar de alguma das iniciativas apresentadas.
De acordo com o chefe da Seção de Cadastro de Adotantes e Adotandos de Fortaleza, Deusimar Rodrigues, o objetivo foi divulgar os trabalhos que o Poder Judiciário e as demais instituições envolvidas estão realizando, chamando atenção para importância do tema e trabalhando a quebra dos tabus que ainda existem. “A questão da adoção é sempre voltada apenas para quem deseja adotar. A sociedade ainda não tomou posse desse conhecimento, em relação à sua importância”, observou.
O casal Heloísa Bezerra e Lucas Costa veio ao Fórum para se inscrever no Cadastro e aproveitou para conferir o evento e tirar dúvidas. “É muito importante essa divulgação porque tem muitas crianças, principalmente as mais velhas, que ainda sofrem preconceito em relação à adoção. Quanto mais divulgarem, mais essas crianças vão sair dos abrigos e serem integradas nas famílias, explicou Heloísa.
Lucas elogiou o local escolhido para mobilização, que permitiu, segundo ele, atrair também visitantes que não foram ao Fórum para saber sobre o assunto mas resolveram conferir o evento. “É uma forma deles ficaram sabendo como funciona, até desmitificando também muitas coisas, que têm no Brasil, sobre como é o processo”. Para Lucas, a divulgação no Fórum “dá oportunidade a crianças que poderiam ter uma vida ótima, ao lado de pessoas que querem cuidar (e dar um lar e uma família a elas) mas que muitas vezes não têm nem informação”.
A organização da mobilização ficou por conta da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional e da Coordenadoria da Infância Juventude (ambas do Tribunal de Justiça do Ceará/TJCE) e da Coordenação das Varas da Infância e Juventude da Capital. Teve o apoio, com participação no evento, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos grupos de apoio à adoção Acalanto Fortaleza e Rede Adotiva. À tarde, a programação conta ainda com uma solenidade, também no Fórum, para entrega de mandados de inscrição da sentença de adoção.
Fonte: FCB