Conteúdo da Notícia

Maria da Penha homenageada pelo goerno americano

Ouvir: Maria da Penha homenageada pelo goerno americano

21.04.10
A farmacêutica cearense Maria da Penha – reconhecida no Brasil por sua luta contra a violência doméstica sofrida por mulheres, que culminou na lei batizada com seu nome – recebeu ontem, das mãos do embaixador dos Estados Unidos do Brasil, Thomas Shannon, a comenda “Mulher de Coragem”.
Outorgada pelo Departamento de Estado, ligado à Casa Branca, a comenda é concedida anualmente a lideranças que tenham lutado em prol das mulheres, por indicação de nomes dos consulados e embaixadas dos EUA espalhados pelo mundo. Maria Penha foi a representante do Brasil.
De acordo com Shannon, os critérios para ser merecedora do prêmio é a coragem, a vontade de lutar para transformar a realidade das mulheres em seus países. “No Caso de Maria da Penha, sua determinação no Brasil, no Nordeste e no Ceará, que terminou sendo muito importante para todas as democracias. Democracias estas que respeitam o direito das mulheres”.
Penha, que deveria ir aos EUA para receber a placa de condecoração mas está recém-operada, afirmou que “muitas mulheres de coragem estarão surgindo, à medida em que elas puderem sair de suas casas”. Ela aproveitou para pedir ao governador Cid Gomes que avalia a criação de mais delegacias voltadas à mulher.
“A lei, por si só, não vai fazer muita coisa. É necessário que se criem mais delegacias. A única de Fortaleza é de 1986. Cid, que recebeu o embaixador, se disse honrado com o reconhecimento de Maria da Penha.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste