Conteúdo da Notícia

Mais um ex-detento é reinserido no mercado de trabalho através do Mutirão Carcerário

Ouvir: Mais um ex-detento é reinserido no mercado de trabalho através do Mutirão Carcerário

Mais um egresso do sistema penitenciário foi beneficiado pelo Mutirão Carcerário do Ceará. Desta vez, quem recebeu a chance de ser reinserido na sociedade foi o jovem A.S.B, 19 anos, que está em regime aberto desde o dia 29 de setembro de 2009. A ação faz parte do projeto ?Liberdade com Cidadania?, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça.
A.S.B encontrava-se preso, desde o final de 2008, na Casa de Privação Provisória de Liberdade, em Caucaia, por ter infringido o artigo 157 (roubo) do Código Penal Brasileiro. O jovem dividia a cela com mais sete detentos, onde viviam em condições precárias de sobrevivência como, por exemplo, falta de higiene, má alimentação e acomodação.
Neste mês de outubro, as portas do mercado de trabalho se abriram para A.S.B. Oriundo de uma família pobre, o rapaz teve a oportunidade de participar de uma seleção na Metal Mecânica Maia (MMMaia), uma das empresas parceiras do projeto. Ele foi escolhido e afirma ter novas expectativas para o futuro. ?Quero seguir uma vida normal, trabalhar e ajudar minha mãe porque ela lutou muito por mim. Ela tá muito feliz, muito mesmo?, declarou.
Com a documentação em dia, o jovem aguarda apenas o momento para começar a trabalhar. Ele também está sendo atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município, que realizou um estudo socioeconômico da família de A.S.B.
Segundo o analista judiciário à disposição do CNJ, David Cruz, uma média de 35 ex-detentos já foram encaminhados para o mercado de trabalho. Embora o número seja pequeno, David reconhece a importância da ação. ?É um número que, aparentemente, é inexpressivo. Mas os resultados estão aparecendo e o objetivo do Mutirão está sendo alcançado?, afirmou.
Além de receber incentivo por parte da equipe do Mutirão, A.S.B ganhou, ainda, para começar essa nova fase de sua vida, sapatos, roupas e produtos de higiene, que são arrecadados pelo projeto.
O jovem também está frequentando uma igreja evangélica e lembra do período que passou preso. ?Eu li muito sobre a paciência de Jó. Foi essa leitura que me deu paciência para suportar a prisão?, declarou.