Conteúdo da Notícia

Justiça Eleitoral coluna Edilmar Noróes

Ouvir: Justiça Eleitoral coluna Edilmar Noróes

23.09.2009 Política
Sob a coordenação da Escola Judiciário Eleitoral, está em funcionamento a III Semana da Justiça Eleitoral, iniciativa, como disse a presidente do TRE, desembargadora Gisela Nunes da Costa, que tem como objetivo maior, “a aproximação e a integração da Justiça Eleitoral com a sociedade”. Graças a uma unidade móvel, que percorre os diferentes bairros da cidade, as pessoas estão sendo atendidas diretamente nos bairros onde moram, o que tem contribuído para que serviços como transferência de título de eleitor, faça crescer o número dos cidadãos capacitados para o exercício do voto. Daí, portanto, a repercussão positiva dessa iniciativa na sociedade.
Justiça Eleitoral II
Exatamente pela repercussão positiva a que aludimos, é que, por essa iniciativa, o TRE, segundo a presidente, Desa. Gizela Nunes da Costa, “recebeu apoio do Sesc, da Secretaria Regional do Centro da AMC e da Secretaria de Cultura do Estado”. Para o TRE, ações como a deste evento são aproveitadas para “a divulgação de atividades dos Programas Eleitor do Futuro, Valorização do Mesário, Preservação da Memória Eleitoral e Editorial”. Enfim, são providências importantes e oportunas na medida em que visam a uma eleição onde a sociedade e a Justiça Eleitoral, juntas, ajudam a que o processo eleitoral se desenvolva com mais eficiência, transparência e que, por ampliar os quadros eleitorais, produz resultados com mais representatividade.
Novos juízes
Por terem sido aprovados em concurso para a Magistratura e de já terem assumido o cargo de juiz substituto, José Waldecy Braga de Sousa, Samara de Almeida Cabral, Ana Célia Pinho Carneiro, César de Barros Lima e Daniele Estevam Albuquerque, deixam a Defensoria Pública.
Ao mesmo tempo em que deve lamentar por perdas tão relevantes para a instituição, a Defensoria Pública pode, quando nada, demonstrar a qualidade dos profissionais que prestam serviço e preenchem os seus quadros. Daí, portanto, a defensora pública geral do Estado do Ceará, Francilene Gomes, “parabenizar seus ex-colegas por essa conquista, reiterando votos de sucesso nessa nova empreitada”. A expectativa, quando nada, é de que essas vagas provoquem concurso que a DF sempre reclama.