Conteúdo da Notícia

Magistrada destaca ações que contribuíram para a celeridade nos procedimentos de adoção em Fortaleza

Magistrada destaca ações que contribuíram para a celeridade nos procedimentos de adoção em Fortaleza

Ouvir: Magistrada destaca ações que contribuíram para a celeridade nos procedimentos de adoção em Fortaleza


 
A celeridade nos procedimentos de adoção em Fortaleza é destaque na quinta edição do TJCE em Podcast desta quinta-feira (30/01). Em 2019, o tempo médio de habilitação de pretendentes à adoção na Capital caiu de 12 meses para cinco.
A coordenadora do Juizado da Infância e Juventude da Capital, juíza Mabel Viana, fala sobre os fatores que contribuíram para a celeridade nos trâmites de adoção, além dos aspectos abordados durante os cursos preparatórios para adotantes e a média de idade das crianças e adolescentes mais procurados.
Outro assunto debatido é o Programa de Apadrinhamento, procurado por pessoas que não têm a intenção de adotar, mas pretendem apadrinhar crianças e adolescentes. O apadrinhamento pode incentivar a manutenção de vínculos familiares (afetivo), contribuir economicamente para atender às necessidades do acolhido (financeiro) e ser realizado por profissional liberal que poderá executar cursos infantojuvenis, junto às instituições de acolhimento (prestação de serviço).
O TJCE em Podcast também pode ser acessado pelos aplicativos Spotify e Google Podcasts, com uma nova edição todas as quintas-feiras. Escute aqui.