Conteúdo da Notícia

Juiz extingue ação que pedia anulação da lei que criou Arie “Dunas do Cocó”

Juiz extingue ação que pedia anulação da lei que criou Arie “Dunas do Cocó”

Ouvir: Juiz extingue ação que pedia anulação da lei que criou Arie “Dunas do Cocó”

O juiz titular da 8ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza, Francisco Luciano Lima Rodrigues, extinguiu, nesta segunda-feira (24/10), mandado de segurança impetrado pela vereadora Magaly Marques contra o Município de Fortaleza. Ela pedia a anulação do processo legislativo que resultou na aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 060/2009, que dispõe sobre a criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) “Dunas do Cocó”.
A vereadora afirmou que o Projeto de Lei contém grave nulidade, pois ?a votação do parecer da Comissão do Meio Ambiente aprovou o relatório sem que tivesse configurado o quórum de 2/3 dos membros, contrariando o Regimento Interno da Câmara Municipal?.
Magaly Marques alegou que, apesar de ter apresentado recurso relativo ao descumprimento do quórum, o presidente da Câmara deu andamento ao processo legislativo. Argumentou ainda que o projeto alterou o Plano Diretor de Fortaleza (Lei Complementar nº 62/2009), caracterizando inconstitucionalidade ?por invasão da competência do legislador complementar?.
O Município de Fortaleza apresentou contestação, em 17 de novembro de 2009, pedindo a extinção do processo, tendo em vista que a matéria já havia sido promulgada, publicada e transformada em lei.
Na decisão, o magistrado considerou que a vereadora não apresentou documentos comprovando o descumprimento do Regimento Interno da Câmara Municipal, ?aspecto indispensável à apreciação do mandado de segurança?. Por isso, o juiz determinou a extinção do processo, sem resolução do mérito, devido à ausência de prova pré-constituída, exigida em ações dessa natureza.