Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua capacita alunos de Direito da Unifor para estágio nas Varas de Execuções Fiscais

Fórum Clóvis Beviláqua capacita alunos de Direito da Unifor para estágio nas Varas de Execuções Fiscais

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua capacita alunos de Direito da Unifor para estágio nas Varas de Execuções Fiscais

Teve início nesta terça-feira (29/08) um treinamento introdutório para capacitar alunos da Universidade de Fortaleza (Unifor) que atuarão nas seis Varas de Execuções Fiscais e de Crimes contra a Ordem Tributária de Fortaleza. A abertura ocorreu no auditório Agenor Studart, do Fórum Clóvis Beviláqua, contando com a presença também de magistrados da área, professores e servidores.
A desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), disse acreditar que o projeto, que já está em funcionamento no âmbito do Tribunal, também será bem-sucedido no Fórum. “O projeto é isento de qualquer custo para o Tribunal de Justiça, o que é algo bem significativo nesse momento de dificuldades do nosso País. Também é rico de experiências, ensinamentos e aprendizagem”, afirmou.
O diretor do Fórum, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, destacou que o evento era o início do convênio celebrado entre o TJCE e a Unifor para viabilizar o projeto de voluntariado pelo qual 12 alunos atuarão nas unidades, sendo acompanhados pelo setor de estágios da Universidade. “É um projeto-piloto. Dependendo do êxito, que nós esperamos, ele poderá ser replicado para outros segmentos da Justiça”, adiantou.
A juíza Solange Menezes Holanda, titular da 9ª e respondendo pela 5ª Vara de Execuções Fiscais, explicou o cotidiano das unidades. “É muito importante um estágio e que façamos tudo, desde confeccionar expediente, ajudar no preparo de despachos e minutar processos, atender no balcão e estudar as matérias que são postas no dia a dia”, enfatizou.
“É importante quando nós, como profissionais de Direito, também contribuímos para formação dos futuros profissionais, graças ao avanço dessas parcerias”, reconheceu o juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, coordenador das Varas da Fazenda Pública, Recuperação de Empresas e Falências, Registros Públicos e de Execução Fiscal.
A professora Katherinne Mihaliuc, diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor, disse que o projeto é salutar para ambas as partes. Com relação aos estudantes, lembrou que “desenvolvendo atividades práticas, o aluno dá significado a conceitos científicos e teóricos que ele trabalha em sala de aula”. Por outro lado, ela lembrou que o projeto “permite de uma maneira mais precoce, a aproximação realmente da sociedade civil com o entendimento do papel importante do Poder Judiciário no desenvolvimento das atividades do Estado Democrático de Direito”.
Já a professora Juliana Mamede, coordenadora do Curso de Direito da Unifor, comentou a expectativa dos alunos, que têm perguntado bastante sobre o início do estágio. “Eles estão aqui realmente querendo aprender, trabalhar, deixar a marca e fazer a diferença.”
Totalizando 8 horas/aula, o curso terá sequência no próximo 31 de agosto, na Seção de Capacitação do Fórum, abordando temas como expediente, fluxo de trabalho, audiências e mandados.