Conteúdo da Notícia

Extensão do Cejusc na Universidade de Fortaleza realiza primeira “Oficina Pais e Filhos”

Extensão do Cejusc na Universidade de Fortaleza realiza primeira “Oficina Pais e Filhos”

Ouvir: Extensão do Cejusc na Universidade de Fortaleza realiza primeira “Oficina Pais e Filhos”

A Extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Capital, localizada na Universidade de Fortaleza (Unifor), promove, na próxima segunda-feira (17/04), a primeira “Oficina Pais e Filhos” destinada a resolver conflitos familiares extrajudiciais, ou seja, que não foram ajuizados na Justiça para solucionar o problema.
O projeto já é, periodicamente, realizado no Fórum Clóvis Beviláqua com processos em tramitação nas Varas de Família. Nos casos judiciais, quando o juiz percebe algum conflito, os familiares são convidados a participar da iniciativa, tendo a oportunidade de repensar o relacionamento com filhos.
Já nas situações extrajudiciais, as pessoas beneficiadas são aquelas que procuram o Núcleo de Prática Jurídica da Unifor. Lá, elas participam de audiências de mediação e conciliação e, quando solicitam, são encaminhados para as oficinas.
Seja no Cejusc, no Fórum, ou na Extensão, as famílias assistem a palestras, vídeos e depoimentos relacionados a temas que buscam a reflexão sobre os conflitos.
De acordo com a juíza Jovina d’Avila Bordoni, coordenadora do Centro Judiciário, o objetivo é promover a pacificação para melhorar o relacionamento. A psicóloga Gleiciane Van Dam, coordenadora da Oficina, destaca a importância de contemplar pessoas que não possuem ações na Justiça. “Os trabalhos realizados nos casos extrajudiciais são uma oportunidade para as famílias, que estão no início do conflito, refletirem sobre ações que podem ser danosas.”
O projeto, já implantado em várias cidades brasileiras, é iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Fortaleza, a realização é do Cejusc, com apoio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
QUEM PODE PARTICIPAR
Pessoas em situação de conflitos familiares que não entraram com ação na Justiça para resolver o problema. É necessário participar de audiências de mediação e conciliação e, após, podem ser encaminhados para as oficinas.
CEJUSCs
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são órgãos do Poder Judiciário responsáveis pela realização de audiências de conciliação e mediação. Atuam especificamente na solução de conflitos pré-processuais e processuais, além de possuir setor de cidadania.
Em Fortaleza, o Cejusc fica instalado no Fórum Clóvis Beviláqua, localizado na rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220, bairro Edson Queiroz.
SERVIÇO
“Oficina Pais e Filhos”
Data: 17/04/2017
Horário: a partir das 13h
Local: Extensão do Cejusc na Unifor: Bloco F (av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza
40ª OFICINA NO FÓRUM CLÓVIS BEVILÁQUA
O Cejusc também promoveu, nesta sexta-feira (12/04), a 40ª Oficina Pais e Filhos no Fórum Clóvis Beviláqua. O evento foi coordenado pela psicóloga Gleiciane Van Dam, que ministrou as atividades juntamente com voluntários, profissionais e estudantes de psicologia, mediadores e pedagogos interessados em atuar na área de resolução de conflitos familiares. Durante a atividade, os participantes assistiram palestras, vídeos e depoimentos, que abordam temas que buscam a reflexão acerca dos conflitos familiares.
De acordo com a juíza Jovina d’Avila Bordoni, coordenadora do Cejusc, o objetivo é promover a pacificação no âmbito familiar, visando à melhoria dos relacionamentos. Para a psicóloga Gleiciane, a quantidade de oficinas já ministradas “demonstra o progresso e a continuidade de um trabalho que é fortalecido pelo Judiciário”.