Conteúdo da Notícia

Entre pecados e virtudes (Série CNJ – O Povo – V)

Ouvir: Entre pecados e virtudes (Série CNJ – O Povo – V)

25.10.09
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce), Ernani Barreira, afirma que ?a grande virtude do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é escancarar as portas do Judiciário para a visitação dos jurisdicionados?. Para ele, o conselho também tem mostrado a necessidade de atingir metas de modernização, mas um dos ?postulados essenciais? à celeridade, a virtualização plena dos processos, terá de partir da ?coragem política e administrativa? de cada tribunal.
Na avaliação do desembargador, ?os tribunais deixaram de ser espécies de mosteiros?, e passaram a mostrar ?seus pecados, seus defeitos, suas imperfeições, mas também, e muito mais, suas virtudes, suas obstinações, seus bons propósitos?. Apesar da predominarem os elogios, o presidente do TJ/Ce também teceu críticas à atuação do CNJ.
?Não se pode negar que houve, aqui e ali, momentos em que o CNJ ultrapassou os limites recomendáveis à criatura humana?, disse o presidente do TJ/Ce, logo com uma ressalva, ?logo a seguir, nós percebemos uma reflexão maior e a retomada do verdadeiro rumo?.
No Ceará, o desembargador afirma haver ?um desejo coletivo quase uníssono de tentar cumprir as metas do CNJ?. Segundo ele, isso poderá ser percebido na próxima aferição de estatísticas da Justiça, quando, projeta, o estado dará um grande salto a partir da última posição no ranking do CNJ.
Barreira também promete virtualizar totalmente a comarca de Fortaleza em no máximo um ano e afirma que a diminuição no tempo de duração médio dos processos será de 90%. Com isso, a força de trabalho do Judiciário, atualmente sobrecarregada, seria multiplicada em ?mais de 30 vezes?.
Chamando a responsabilidade pela informatização para cada tribunal, após o empurrão inicial do CNJ, o presidente do TJ/Ce avalia que os Estados terão de assumir riscos para tentar colocar em prática a virtualização. ?A tecnologia de informação utilizada é tão moderna que levará aquele tribunal – e eu espero que seja o tribunal do Ceará – que vier a aplicá-lo com êxito a se apresentar no mundo como um modelo?.