Conteúdo da Notícia

Em solenidade remota, desembargadores do TJCE tomam posse no TRE-CE para biênio 2021-2023

Ouvir: Em solenidade remota, desembargadores do TJCE tomam posse no TRE-CE para biênio 2021-2023

Os desembargadores Inacio de Alencar Cortez Neto e Raimundo Nonato Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) assumiram, respectivamente, a presidência e a vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para o biênio 2021-2023. O evento ocorreu nessa sexta-feira (04/06) e foi acompanhado por diversas autoridades do Poder Público, entre elas a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, ocorreu, pela primeira vez na história da Justiça Eleitoral, de forma remota, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Após prestar solidariedade às famílias enlutadas em razão das perdas provocadas pela crise sanitária, em seu discurso de posse, o novo presidente do TRE-CE fez questão de reconhecer a “imensa responsabilidade” que terá pela frente “em presidir este Tribunal Eleitoral em um delicado ambiente de intensa polarização política, em que se revela essencial o fortalecimento do atual processo eleitoral”, sempre em prol do pleno exercício da democracia.

Em meio às prioridades de seu mandato, o desembargador destacou a realização de uma política institucional de atenção ao 1º Grau; a reestruturação das zonas eleitorais do Estado e o aprimoramento do Núcleo de Apoio Processual às zonas eleitorais.

Inacio Cortez substituirá o desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, que esteve à frente do TRE-CE no último biênio. Na solenidade dessa sexta-feira, após juramento de posse, o novo gestor empossou o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos como vice-presidente e corregedor da Corte Eleitoral do Estado. Ambos foram eleitos pelos juízes do TRE-CE, por aclamação, na sessão do último dia 22 de janeiro de 2021.

Além da presidente do TJCE, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, marcaram presença virtual autoridades como o governador do Estado, Camilo Santana; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Evandro Leitão e o prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira, dirigentes do Judiciário cearense, além de presidentes de outros TREs; magistrados; procuradores; promotores de justiça; advogados e servidores da Justiça Eleitoral.