Conteúdo da Notícia

Desembargador se associa

Ouvir: Desembargador se associa

10.09.2009 Nacional pág.: 04
Brasília. O desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha (Fortaleza) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará esteve, em Brasília, visitou a Casa do Ceará, sendo recepcionado pelo presidente Fernando César Mesquita (Fortaleza), João Rodrigues Neto (Independência) Maria de Jesus Martins (Boa Viagem) e JB Serra e Gurgel (Acopiara) e depois de percorrer as inúmeras unidades da Casa manifestou interesse em contribuir para o desenvolvimento da entidade, tornando-se associado, e assinando sua ficha de associação.
Fernando César Mesquita mostrou-lhe as duas bibliotecas, José Colombo de Souza e Mauro Benevides, a Galeria de Arte com um precioso acervo de artistas cearenses, inclusive Raimundo Cela, a sala de homenagem ao fundador da Casa, deputado Chrysantho Moreira da Rocha, o Museu de Arte Popular e de Artesanato do Ceará, a Odontoclínica, o Espaço Cultural João Estênio Campelo Bezerra, as dependências dos diversos cursos de manicura, culinária, corte e costura, informática, a Pousada Chrysantho Moreira da Rocha e a horta orgânica.
Dificuldades
Ressaltou que a Casa enfrenta dificuldade para sua manutenção, considerando que apenas 80 cearenses hoje são sócios contribuintes mensais, com apenas 20 reais, tendo a Casa que obter recursos externos, através de doações, e internos, na prestação de serviços e alugueis de espaços, como os da Academia de Ginástica e também do campo de futebol.
O desembargador Francisco Ximenes, que até bem pouco era o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, ficou sensibilizado com o que viu e pediu para se tornar mais um associado e que lhe trouxessem uma ficha de associação.
Manifestou sua disposição de sensibilizar amigos do Ceará que estejam dispostos a viabilizar a Casa, a única dos Estados brasileiros hoje existente em Brasília e que está em processo de refundação, para a implantação futura de uma nova sede que se integrará ao patrimônio urbanístico, paisagístico e turístico de Brasília.
Fernando Cesar Mesquita informou ao desembargador Francisco Ximenes que, não tendo recursos para fazer o projeto, a Casa conseguiu apoio do Governador Cid Gomes e implantará o projeto do arquiteto cearense Fausto Nilo, mediante a venda de uma das duas glebas atuais da Casa, de 15 mil metros quadrados.
“A Casa que está chegando aos 46 anos, em outubro, poderá assim chegar aos 100 anos com uma nova dimensão e em condições de ser uma geradora e fornecedora de serviços para a comunidade de Brasília”. A Casa do Ceará, além de desenvolver inúmeras atividades assistenciais, como distribuição de cestas básicas, vale transporte, óculos e roupas, oferece assistência médica e odontológica, subsidiada, bem como cursos de capacitação profissional e de línguas. A Casa do Ceará praticamente nasceu com Brasília. As saudades da terra distante, a ausência da paisagem do sertão e o desejo do aconchego humano, levaram Crysantho Moreira da Rocha a convocar alguns de seus amigos para a tarefa de fundar uma instituição que irmanasse os cearenses da capital federal.