Conteúdo da Notícia

Desembargador José Tarcílio ressalta compromisso de zelar pelo Judiciário com dedicação e lealdade

Desembargador José Tarcílio ressalta compromisso de zelar pelo Judiciário com dedicação e lealdade

Ouvir: Desembargador José Tarcílio ressalta compromisso de zelar pelo Judiciário com dedicação e lealdade

No discurso de posse proferido na tarde desta quinta-feira (29/05), no Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o desembargador José Tarcílio Souza da Silva ressaltou o compromisso com a Justiça, a lealdade e as escolhas que destinam os caminhos na vida. Iniciou suas palavras citando o texto bíblico, versículo 1 do capítulo 3 do livro de Eclesiastes: ”Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Definiu esse momento como “a conclusão de um ciclo, a consequência, o resultado do esforço de um trabalho realizado”. O magistrado lembrou que sob o ponto de vista do tempo, tem a convicção de que estamos sempre no meio do caminho. “Há algo incompleto, inacabado. A tarefa dada pelo Criador está longe de ser concluída, só ele sabe quando termina, o apito final é dado pelo juiz dos juízes”.

Ao referir-se ao presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, destacou a seriedade “em enfrentar com destemor as dificuldades vividas pelo poder, numa demonstração inequívoca de sua lealdade com a Justiça”.

Fez questão de citar os desembargadores Francisco Auricélio Pontes e Francisco José Martins Câmara, aposentados recentemente, que na opinião dele, sempre fizeram as escolhas certas. Sobre o desembargador Francisco Auricélio, a quem substituirá na Corte, o magistrado disse sentir-se honrado e orgulhoso, pois trata-se de um homem devotado à Justiça, simples e firme, que deixou sua marca nos registros desse Tribunal com personalidade.

Sobre o aprendizado, disse ser uma constante no caminho de um juiz na busca pela Justiça. “Fazer Justiça, dar a cada um o que é seu, esse é o conceito utópico que se busca. Para a alma do magistrado, essa é uma busca interminável, é a razão do seu trabalho”.

Com relação ao papel do Poder Judiciário, o desembargador destacou que a sociedade vem passando por transformações nem sempre fieis à verdade e à história. Por isso, o Judiciário tem papel primordial em solucionar conflitos, normalizar as relações pessoais e promover a paz social.

Ao final, agradeceu à família, aos colegas, amigos, servidores, membros do Ministério Público, Defensoria Pública, à Corregedoria Geral da Justiça e aos desembargadores João de Deus Barros Bringel, José Cláudio Nogueira Carneiro, João Byron de Figueiredo Frota e Edite Bringel Olinda Alencar, a quem assessorou naquele órgão. Agradeceu também aos companheiros do Clube de Aviação Desportiva.

Ressaltou o seu compromisso em zelar pelo Poder Judiciário com dedicação e lealdade, colaborando com harmonia e fazendo cumprir a Justiça que trouxer o máximo de equilíbrio à sociedade, destacando que “tudo vai depender das nossas escolhas e da história que queremos escrever”.