Conteúdo da Notícia

Desembargador Ademar Mendes Bezerra  se despede da 2ª Câmara Cível do TJCE

Desembargador Ademar Mendes Bezerra se despede da 2ª Câmara Cível do TJCE

Ouvir: Desembargador Ademar Mendes Bezerra se despede da 2ª Câmara Cível do TJCE

O desembargador Ademar Mendes Bezerra, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), participou, nesta quarta-feira (24/04), de sua última sessão de julgamento à frente da 2ª Câmara Cível. Na ocasião, o magistrado foi homenageado por desembargadores, servidores e familiares.

Ademar Mendes Bezerra vai completar o tempo de serviço para aposentadoria nesta quinta-feira (25/04). Ao todo, foram 39 anos dedicados à magistratura cearense.

Na homenagem, o desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes lembrou a amizade construída entre ambos desde os tempos de faculdade e disse que “ser juiz é mais do que qualquer um possa imaginar”. Destacou a dura missão da judicatura e o espírito sensível que dispõe o desembargador Ademar Mendes.

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro disse que o homenageado soube conciliar sua vida com a magistratura, “como homem probo, íntegro, trabalhador e, acima de tudo, sensível com a causa dos mais humildes”. O desembargador Francisco Auricélio Pontes agradeceu a oportunidade do convívio e o aprendizado trocado durante as sessões do órgão colegiado. Ressaltou que o desembargador Ademar é exemplo de humanidade, cordialidade e dedicação.

Ao representar a família, o filho do magistrado, Ademar Mendes Bezerra Júnior, disse que de todos os ensinamento que seu pai ofereceu ao longo da vida, o maior de todos é o exemplo de homem honesto e comprometido. Ele agradeceu as palavras proferidas pelos demais desembargadores e disse estar orgulhoso pela história que seu pai construiu na magistratura cearense.

Representando os servidores do gabinete, o assessor jurídico Paulo Portela falou da saudade e gratidão “pelos anos de trabalho em promoção da dignidade da pessoa humana”. Agradeceu em nome de todos por ter tido a oportunidade de trabalhar com um magistrado “irretocável na difícil tarefa judicante”. Fez referência às lições proferidas pelo desembargador Ademar Mendes e disse que elas continuarão a ensinar a todos ao longo de suas carreiras. Ao final, agradeceu pela confiança, fidalguia e respeito.

Estiveram presentes à sessão os desembargadores Antônio Abelardo Benevides Mores, Fernando Luiz Ximenes Rocha, José Arísio Lopes da Costa, Francisco Lincoln Araújo e Silva, Maria Iracema Martins do Vale, Carlos Alberto Mendes Forte, Vera Lúcia Correia Lima, Maria Adelineide Viana, Maria Vilauba Fausto Lopes, Maria Iraneide Moura Silva, Váldsen da Silva Pereira, Paulo Camelo Timbó, Francisco Gladyson Pontes, Francisco Gomes de Moura, Francisco Suenon Bastos Mota, Francisco José Martins Câmara, Francisco Bezerra Cavalcante e Francisco Darival Bezerra Primo e Maria Gladys Vieira Lima.

CARREIRA NA MAGISTRATURA

Ademar Mendes Bezerra iniciou a carreira de juiz em 1974, na Comarca de Coreaú, a 281 km de Fortaleza. Foi titular das comarcas de Missão Velha, São Gonçalo do Amarante e Baturité, além de responder por várias outras do Interior. De 1987 a 1991 foi juiz auxiliar da Comarca de Fortaleza. Em seguida, assumiu a titularidade da Vara das Execuções Criminais, Corregedoria dos Presídios e de Habeas Corpus, até 2003. Saiu da citada vara para ocupar o cargo de desembargador do Tribunal. Atualmente é presidente da 2ª Câmara Cível e coordenador do Memorial do TJCE. Também está à frente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE) desde 2011.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). É licenciado em História pela Faculdade de Filosofia D. José de Sobral (agregada à UFC) e tem especialização em Direito Público pelo Departamento de Direito Público da UFC.