Conteúdo da Notícia

Coordenadoria da Mulher realiza  atendimento na Praça do Ferreira

Coordenadoria da Mulher realiza atendimento na Praça do Ferreira

Ouvir: Coordenadoria da Mulher realiza atendimento na Praça do Ferreira

A Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, foi o local escolhido para a primeira ação em campo da Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa. Na tarde desta sexta-feira (06/03), entre 14h e 17h, a unidade móvel da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará esteve no local para orientar a população acerca das formas de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral) e encaminhar à rede de apoio.

A assistente social Jorde Guedes, do Juizado da Mulher da Comarca de Fortaleza, explica que muitas vítimas têm medo de procurar ajuda. Com essa abordagem, elas conheceram a Lei Maria da Penha e souberam como denunciar.

No Ceará, por exemplo, existem delegacias especializadas em Fortaleza, Caucaia, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Pacatuba, Quixadá e Sobral. A partir do registro do boletim de ocorrência é que podem ser adotadas medidas protetivas, para manter o agressor afastado da vítima, e iniciado o processo na Justiça.

A dona de casa Francisca Cardoso, do bairro Dionísio Torres, gostou da iniciativa. Ela foi vítima de violência no passado e acredita que a denúncia pode salvar vidas. A opinião é compartilhada pela vizinha e artesã Maria de Fátima de Paiva Alcântara, que também sofreu agressões físicas. A viúva considera que a mobilização é importante porque deixa as mulheres mais seguras para garantir seus direitos.

A programação segue neste sábado, dia 7, às 15h, antes do jogo entre Ceará e Fortaleza na Arena Castelão, com atividades para divulgar a Semana pela Paz em Casa. Além da distribuição de panfletos, será realizado um ato para fomentar a cultura de paz no âmbito familiar.

Na segunda-feira, dia 9, às 10h, a desembargadora Sérgia Miranda, presidente da Coordenadoria da Mulher, ministra palestra sobre o tema “Seja Você a Heroína de sua Própria História”. Na ocasião, será aberta a exposição “Senhoras da Justiça”, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Paulo Benevides (rua Angélica Gurgel, nº 189 – Messejana).

Às 14h30, no Palácio da Justiça (Cambeba), a psicóloga Clarissa Nobre falará sobre o tema “Desafios da Mulher Contemporânea: Redescobrindo e Desenvolvendo o seu Potencial”.

Na terça-feira, dia 10, a partir das 9h, a unidade móvel estará no Fórum de Maracanaú (rua Luiz Gonzaga Honório de Abreu, s/n), para orientar sobre violência domiciliar. Também serão feitos encaminhamentos de mulheres para atendimento nas unidades judiciárias. Na quarta e quinta (11 e 12), a unidade estará, respectivamente, na sede da Regional VI (rua Padre Alencar, nº 789 – Messejana) e na Escola Paulo Benevides, no mesmo bairro.

A campanha termina na próxima sexta-feira, dia 13, a partir das 15h, no Juizado da Mulher de Fortaleza (av. da Universidade, nº 3281 – Benfica). A desembargadora Sérgia Miranda apresentará balanço parcial da força-tarefa realizada por juízes para julgar processos que tratem de violência doméstica. O encerramento contará ainda com apresentações artísticas.