Conteúdo da Notícia

3ª Vara da Infância entrega termos de adoção em solenidade no Fórum

3ª Vara da Infância entrega termos de adoção em solenidade no Fórum

Ouvir: 3ª Vara da Infância entrega termos de adoção em solenidade no Fórum

A 3ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza entregou, nesta sexta-feira (06/03), durante solenidade no Fórum Clóvis Beviláqua, 13 termos definitivos de adoção. O documento permite ao cartório fornecer novo registro de nascimento, encerrando assim o processo de adoção.

A juíza Alda Maria Holanda Leite, titular da unidade e coordenadora das Varas da Infância e da Juventude da Capital, explicou que o propósito do evento foi marcar o início formal das novas famílias. “Hoje é o dia de nascimento dessas crianças para vocês”.
Na ocasião, a desembargadora Lisete de Sousa Gadelha, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), destacou que se sente “muito gratificada porque se existe um projeto que me encanta é o que envolve vidas”.

Já a desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, que está à frente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJCE, lembrou que as adoções não são para preencher vazios nem substituir pessoas. “As crianças vêm pelo amor que já têm. Obrigada por vocês terem esse amor tão grande”, disse.

“Não é fácil cuidar de um filho, mas Deus nos escolheu para dar amor a essas crianças”, afirmou uma dona de casa que adotou uma sobrinha após o falecimento da mãe biológica. Já uma engenheira que também se tornou mãe adotiva ressaltou que “não poder gerar filhos não significa absolutamente nada. Nossa filha é tudo na nossa vida”.

Também participaram do evento as juízas Mabel Viana Maciel (auxiliar da 3ª Vara da Infância) e Neliane Ribeiro de Alencar (respondendo pela 2ª Vara da mesma espécie), além das defensoras públicas Juliana Nogueira Andrade (coordenadora do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública na Infância e Juventude (Nadij) e Érica Albuquerque. Os servidores Isac Barbosa (3ª Vara), Raquelina Cordeiro e Dina Pinheiro, amabas da cejai, também estiveram presentes.