Conteúdo da Notícia

Coordenador do Mutirão Carcerário abre curso para familiares de presos

Ouvir: Coordenador do Mutirão Carcerário abre curso para familiares de presos

30.07.09
Coordenador do Mutirão Carcerário abre curso para familiares de presosCoordenador do Mutirão Carcerário abre curso para familiares de presosFoi realizada na manhã de hoje, 5ª.feira (30/07) a abertura do Curso de Direitos Previdenciários para os Familiares de Presos, iniciativa que faz parte das atividades do Mutirão Carcerário e visa à efetivação de direitos sociais para os internos do sistema penitenciário. A realização é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/Ce) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A primeira palestra aconteceu no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O local sediará o curso durante todo o mês de agosto, às 5as.eiras, pela manhã, e aos sábados, no período da tarde. Neste sábado (01/08), às 14h:30min, ocorrerá a segunda palestra.
O juiz federal Marcelo Meireles Lobão, coordenador do Mutirão Carcerário no Ceará pelo CNJ, abriu os trabalhos. Segundo ele, o objetivo é esclarecer os familiares de presos sobre os direitos dos detentos e de suas respectivas famílias.
?Queremos dar oportunidade a todos para que conheçam seus direitos. A lei não prevê favores, mas direitos. Defendemos a ampliação do acesso ao sistema previdenciário como uma forma de ressocialização?, falou, durante a abertura.
O secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Marcos Cals, destacou a iniciativa como ?uma oportunidade fabulosa? para internos do sistema carcerário e seus familiares. Ele lembrou que, antes mesmo do Mutirão Carcerário, o Estado tem feito parcerias com a Defensoria Pública para realizar mutirões de julgamentos de processos na Capital e no Interior.
De acordo com o diretor de Benefícios do INSS, Jorge Queiroz, o instituto paga 1.871 auxílios-reclusão no Ceará, ao passo que há cerca de 13 mil reclusos no Estado. A realização do curso de Direito Previdenciário foi saudada por Queiroz como uma forma de chegar àqueles que têm direito ao benefício, mas não o buscam por desconhecimento.
No final da manhã, a coordenadora do Programa de Educação Previdenciária do INSS, Alba Cristina Nogueira Lopes, proferiu palestra a familiares, advogados e assistentes sociais presentes, esclarecendo sobre os benefícios existentes, os requisitos para ser contemplado e as formas de solicitar auxílio.